Qual a melhor tinta para madeira externa? Está com a pintura rachada? Descolorida? Ou simplesmente não gosta mais? Não tem problema, aqui está a solução para renovar a fachada de madeira de sua casa.
Seja tinta acrílica ou à base de óleo, você encontrará a solução para dar vida às peças de madeira externas de sua casa. Portanto, caso queira saber qual a melhor tinta para madeira externa, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá!
As vantagens de um verniz de madeira exterior
Garantir o bom envelhecimento da fachada de sua casa é a primeira função de um verniz para madeira, seguida da decoração, sendo importante que a madeira e o seu revestimento tenham uma boa resistência aos raios UV e às intempéries.
Ninguém gosta de lixar e não faz sentido fazer esse trabalho duro todos os anos só porque usamos os produtos errados. A madeira é um material vivo que “funciona” com o tempo.
Portanto, é necessário protegê-la e lhe dar todos os cuidados necessários para manter intactas suas qualidades. Desta forma, poderá desfrutar durante anos da alegria com fachadas exteriores perfeitas, que mantêm um aspecto homogêneo com o envelhecimento.
A ação fungicida e inseticida de tintas para madeira externa é outro elemento que não deve ser subestimado, afinal, a sujeira sempre estará presente quando falamos das partes externas da residência.
A importância de avaliar o revestimento antes de aplicar o verniz para madeira
Qual a melhor tinta para madeira externa? A gama de tintas específicas para madeira exterior requer um breve exame do revestimento antes da aplicação.
Na verdade, seria uma pena gastar muito tempo pintando com o produto errado e depois ter que fazer tudo de novo no ano seguinte. Antes de tudo, aconselhamos você a determinar o tipo de revestimento em questão – muito mais do que apenas definir como “madeira”.
- É madeira resinosa ou não resinosa?
- É um revestimento novo?
- Já tem tinta?
Este exame preliminar permitirá que você escolha uma primeira família de produtos. Uma vez identificado o revestimento correto, poderá então escolher o produto mais adequado, depois de obviamente ter preparado o fundo.
Lembre-se de que toda a informação que necessita está escrita na embalagem do produto em questão. Escolher corretamente os produtos de manutenção de madeira significa garantir uma vida longa para seus “trabalhos de carpintaria”.
Qual a melhor tinta para madeira externa?
Verniz acrílico
Qual a melhor tinta para madeira externa? A tinta acrílica é uma tinta à base de água e por isso é chamada de “microporosa”. Este termo indica que deixa a madeira respirar. Desta forma, terá menos tendência a descamar e será menos sensível à infiltração de água, sendo assim perfeita para as fachadas.
A tinta acrílica é popular porque não cheira como outras tintas. Você nem precisa usar um produto específico para limpá-la. Você não precisará de álcool mineral para limpar as mãos após seus projetos pessoais.
A tinta acrílica também é apreciada por sua baixa taxa de emissão de compostos orgânicos voláteis, o que a torna ecologicamente correta. Normalmente tem uma aparência fosca ou acetinada.
Verniz gliceroftálica (tinta à óleo)
Qual a melhor tinta para madeira externa? Ao contrário da tinta acrílica, a tinta gliceroftálica é à base de óleo. Por isso tem um tempo de secagem maior: aproximadamente 8 horas para cada demão. Geralmente a tinta gliceroftálica tem uma aparência brilhante.
O seu odor mais intenso é compensado por uma forte resistência à umidade e boa aderência Para limpar os seus pincéis, rolos e lavar as mãos terá de utilizar um solvente. Por não ser microporosa, a tinta gliceroftálica não deixa a madeira respirar e isso implica na formação de escamas em caso de infiltração de água.
Tinta alquídica exterior
Qual a melhor tinta para madeira externa? A tinta alquídica oferece as vantagens da tinta acrílica e da tinta gliceroftálica. É, portanto, sempre uma base de água (ferramentas mais fáceis de lavar), mas retém a resina sintética de tinta gliceroftálica.
Isso significa que é muito resistente e oferece um acabamento de boa qualidade. No entanto, tem algumas desvantagens: é sensível a intempéries e a secagem definitiva leva várias semanas.
Tinta para impregnação
Qual a melhor tinta para madeira externa? A tinta de impregnação serve para proteger a madeira do bolor, dos insetos e evita a sua descoloração, ao mesmo tempo que deixa transparecer o veio da madeira. Também garante proteção microporosa e repelente à água. Além disso, não racha.
Hoje é possível encontrar diversos tipos de impregnantes, podendo escolher entre coloridos ou transparentes. Eles normalmente têm o nome de uma essência, seguido por um adjetivo como “dourado” ou “envelhecido”.
Obviamente, nem todos os agentes de impregnação têm todas as qualidades de que falamos. Veja os dois principais disponíveis no mercado:
1. Impregnador colorido
Qual a melhor tinta para madeira externa? Acima de tudo tem uma função decorativa, estando disponível numa vasta gama de cores, desde os tons pastéis aos mais claros. Possui alta resistência aos raios UV, que aumenta quanto mais escura for a cor. Deve-se notar que, ao contrário do verniz clássico, o impregnante colorido deixa transparecer o veio da madeira.
2. Impregnador transparente
Qual a melhor tinta para madeira externa? É o impregnante clássico, pois preserva o aspecto natural da madeira sem alterar a sua cor. No entanto, oferece menos proteção UV. Sua resistência varia de acordo com o teor de extrato seco que contém.
A utilidade de um saturador
Qual a melhor tinta para madeira externa? O saturador é utilizado para proteger a madeira dos efeitos do envelhecimento. Protege contra a formação de manchas e dá à madeira um acabamento acetinado sem tingi-la.
Pelo contrário, é um revelador de cores que revela o grão da madeira. O saturador é particularmente recomendado para chalés, terraços, cercas, etc. Não é um verniz verdadeiro, mas reveste e protege a madeira como nenhum outro material.
Conselhos práticos para escolher a melhor proteção para a madeira exterior
Qual a melhor tinta para madeira externa? Escolha uma tinta microporosa que deixe a madeira respirar, quanto ao verniz, escolha o que preferir.
No entanto, os melhores agentes de impregnação lhe garantem uma proteção ótima. Para os seus exteriores de madeira exótica, o saturador é excelente, pois deixa transparecer a pigmentação da madeira.
Antes de proceder à aplicação de impregnante ou verniz, procure sempre preparar adequadamente o revestimento em questão, pois uma zona desprotegida pode criar umidade a longo prazo e consequentemente a formação de bolor.
As 5 fases para pintar um suporte de madeira
Qual a melhor tinta para madeira externa? Para que uma tinta de madeira externa seja eficaz, a preparação do revestimento antes da aplicação é essencial. Então, aqui estão algumas dicas para garantir o rendimento ideal e boa longevidade. Leia:
1. Lixe
Lixar não é divertido, mas é necessário. Comece lixando grosseiramente com o abrasivo certo e uma lixadeira válida. Porém, se sua madeira estiver impregnada, você terá que lixá-la bem para recuperar a madeira original. Se a madeira for nova, desengordure com um produto próprio para esse tipo de madeira.
2. Tirar o pó e limpar
Para limpar, não use água ou, pior ainda, qualquer produto, que pode causar uma reação química após a aplicação da tinta. Em vez disso, use aspiradores de pó que possuam função inversa, como um verdadeiro “soprador”.
3. Preenchimento de furos
Se necessário, preencha os furos com produto específico para devolver o aspecto liso ao revestimento (massa corrida para madeira).
4. Aplicação de tinta
Pinte sempre seguindo as fibras da madeira. Procure pintar toda a superfície do revestimento de maneira uniforme, e quando necessário utilize pincéis diferentes.
Este foi o nosso guia com dicas completas sobre qual melhor tinta para madeira externa. Como podemos ver, são muitas as opções de vernizes, fundos protetores e impregnantes que podemos utilizar para a realização de uma pintura realmente completa e de qualidade.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou sobre a matéria, deixe seu comentário abaixo que iremos respondê-lo o quanto antes. Até a próxima!