Cores para cozinha: confira 6 elementos-chave!

As cores para cozinha são diversas. Moderno, contemporâneo, design, clássico ou branco: escolher a cor da sua cozinha é uma questão de gosto, mas também de dimensões, configurações e regras de combinações.

Entre novas tendências e cores clássicas, aqui ficam as nossas dicas para escolher as cores para cozinha. Leia com a gente, vamos lá!

6 elementos-chave para escolher a cor de uma cozinha

Cores para cozinha
Cores para cozinha | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cozinha-casa-interior-moderno-2165756/

1. A regra das três cores

Se há uma regra com a qual você não pode mexer, é esta. De fato, na pintura, nunca se deve usar mais de 3 cores diferentes por ambiente. No caso das cores para cozinha, por exemplo, a cor 1 corresponde à cor dos móveis, aos quais se juntam 2 cores diferentes para as paredes.

  • Exemplo: armários de cozinha cor de vinho, paredes ao redor cinza e o restante cinza claro. Observe que o branco do teto não é levado em consideração.

2. A mistura de cores

Preste atenção nas combinações de cores para cozinha. As cores para cozinha vivas não combinam bem porque se opõem e ambas chamam a atenção.

Portanto, escolha apenas uma cor brilhante por cômodo, e, se possível, em uma única parede, enquanto as outras partes pintadas permanecem neutras. No entanto, caso pretenda uma segunda cor para a sua cozinha, pode sempre optar por elementos decorativos (vasos, caixas, velas, etc.).

3. O design da cozinha

Dependendo se sua cozinha for aberta ou fechada, você não terá a mesma liberdade de escolha de cores para cozinha. Para uma cozinha aberta: é fundamental coordenar as cores da sala de estar/jantar com as da cozinha, para um todo harmonioso. Para isso, existem várias opções:

  • Use a mesma cor em todos os lugares;
  • Aplique um tom um pouco mais escuro em uma das paredes;
  • Faça um toque de cor se houver elementos coloridos, enquanto as outras paredes permanecerão neutras.

Para uma cozinha fechada, você pode soltar a imaginação e criar um ambiente totalmente diferente do resto da casa.

4. A cozinha equipada: uma combinação de simplicidade e funcionalidade

Os móveis da cozinha, os painéis traseiros ou o tampo se tornam elementos de referência para a cor. A ideia é associar sua cor com a das paredes.

Para elementos claros (branco, bege, madeira crua, etc.), você pode manter um estilo limpo, aderindo a cores idênticas ou suaves e quentes (cores pastéis: rosa, azul esverdeado, amarelo claro, etc.) ou escolher uma cor brilhante para interromper, e trazer modernidade e descontração para sua cozinha.

Para elementos mais escuros, você pode usar cores para cozinha claras nas paredes para trazer equilíbrio e suavizar o ambiente.

5. As dimensões da cozinha

Se sua cozinha for pequena, nunca use cores para cozinha escuras nas paredes. Escolha sempre cores para cozinha claras (branco ou bege) para dar uma impressão de espaço e luminosidade ao seu quarto.

Você também pode jogar nos volumes mantendo uma base clara em todos os lugares, exceto em um pedaço de parede onde você colocará uma cor escura. Esta operação dará profundidade a uma cozinha estreita ou muito comprida.

Por outro lado, se a sua cozinha for grande, pinte uma parede inteira com uma cor viva (amarelo limão, vermelho, verde, etc.) para energizar o ambiente. Se a sua cozinha for baixa, pinte todas as paredes escuras e o teto bem claro, isso criará uma impressão de altura sob o teto.

6. As tendências: da cozinha branqueada à de design

Cuidado com as tendências. O que pode agradá-lo em um momento X, pode cansá-lo muito em breve se sua nova decoração não refletir sua personalidade e seu estilo de vida. Uma pintura chamativa pode rapidamente se tornar agressiva para uma pessoa que não está muito em forma pela manhã e que precisa de calma e serenidade para começar o dia.

Cores para cozinha: cores quentes ou cores frias?

Os produtores competem pela sua inventividade, criando tintas com cores e efeitos surpreendentes e nomes sonhadores. O seu coração oscila entre o amarelo açafrão e o verde fiorde? Aqui estão algumas explicações para fazer a escolha certa. Leia:

Zoom em cores quentes

Adoramos o lado fofinho que as cores quentes trazem para um cômodo. Um ambiente de calma e serenidade, ideal para compartilhar com a família ou amigos durante uma refeição. As cores para cozinha quentes dão a ilusão de um grande espaço e captam a luz. O trio vencedor: bege, verde suave e castanho, para um espírito 100% descontraído.

Podemos também integrar algumas notas de cor, ficando em tons pastéis ou suaves para uma atmosfera nórdica, ou usando uma cor viva para trazer alegria como laranja, fúcsia, vermelho, etc.

As nuances de cores também estão muito na moda agora. Experimente tons de azul ou ameixa sobre um fundo bege ou cinza perolado.

Zoom em cores frias

Para um estilo elegante, atemporal e de design, seus aliados serão o branco, o preto e o cinza. Para dar alívio à sua cozinha, basta adicionar um toque de cores para cozinha vivas: amarelo limão, laranja, vermelho, fúcsia, ameixa, verde anis. Mas, cuidado: a cor deve ser distribuída em pequenos detalhes para não ficar exagerada no dia a dia!

É possível aplicá-lo em uma única parede ou utilizar elementos decorativos (robôs domésticos, lustres, utensílios de cozinha, roupas de cama, etc.). Nos acabamentos encerados, o branco e o cinza conferem um estilo retrô aos seus móveis, para uma cozinha romântica ou com o charme de outrora.

Uma ferramenta para escolher: o círculo de cores ou a tabela de cores!

Se, apesar de todos os nossos conselhos, você ainda tiver problemas para combinar cores, sempre poderá ajudar com uma roda de cores. Este acessório em forma de roda contém cores primárias, secundárias e terciárias e permite testar a harmonia das cores, destacando as que se opõem e as que combinam bem. Até a próxima!