Tinta quadro negro: conheça 2 tipos diferentes para serem usados!

A tinta quadro negro pode ser muito útil. Todos nos lembramos dos quadros negros da escola, aqueles quadros pretos ou brancos em que se escreve e se apaga à vontade. Em inglês “Blackboard” nada mais é do que ardósia, cortada em grandes lajes ou tabletes portáteis.

Hoje, graças à tinta giz e à ardósia, podemos transformar uma parte da parede em um quadro-negro. Neste guia, vamos trazer informações interessantes para ajudar você a entender como funciona a tinta quadro negro. Vamos lá!

Escolha a tinta quadro negro com base no uso

tinta quadro negro
Tinta quadro negro | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/preto-conselho-tra%c3%a7os-de-giz-escola-1072366/

Existem muitos usos para a tinta quadro negro. Com um pouco de imaginação, podemos encontrar seu uso em qualquer tipo de decoração. Mas convenhamos: seu principal uso é cobrir uma superfície para escrever como quiser. A tinta quadro negro geralmente é usada para:

  • Restaurar uma tinta quadro negro: você possui ou comprou um quadro negro antigo e gostaria de restaurá-lo como novo? É possível depois de uma preparação de tintas;
  • Faça uma tinta quadro negro “caseiro”: adepto do “faça você mesmo”, basta encontrar um bom tutorial para fazer seu próprio quadro negro caseiro;
  • Pintar uma parede no quarto das crianças: para dar espaço ao espírito criativo dos seus filhos, pode pintar parcial ou totalmente a parede do quarto deles. As tintas de giz estão disponíveis em uma gama muito rica de cores. Algumas tintas estão até prontas para usar;
  • Faça uma tinta quadro negro, só que branco: ainda na onda do DIY, você pode fazer o seu próprio quadro branco, mesmo no verso do quadro negro;
  • Quadro-negro para cardápios de restaurantes: os quadros negros não são apenas para crianças. Também é interessante para profissionais. Que restaurante não tem um quadro negro com o menu do dia à mão?

Os dois tipos de tinta lousa

Tinta quadro negro

Chama-se tinta de quadro negro, mas pode ser verde, rosa ou até azul, não importa desde que você possa escrever nela com giz.

A tinta lousa não tem uma composição particular, exceto por sua aparência opaca com um tamanho de grão projetado para ajudar o giz a grudar. Pode ser encontrado em óleo, água, acrílico ou poliuretano na fase aquosa.

Tinta para quadro branco

Tudo é possível com tinta quadro negro, até mesmo escrever nela! Com gamas de tintas bicomponentes ou compostas por base + verniz. A tinta para quadro branco requer uma preparação perfeita da tinta, com o resultado mais liso possível para poder escrever com mais facilidade.

As alternativas à pintura

Você está sempre com pressa ou simplesmente não tem o dom da pintura? Sempre há uma solução: adesivos de parede ou decalques com a vantagem de poder usar o giz na hora.

Qual embalagem escolher para tinta lousa?

Tinta em lata

A tinta em lata é a mais comum e a que permite cobrir superfícies maiores. Aplica-se preferencialmente com rolo de esponja ou rolo de laca para obter a superfície mais lisa possível.

Tinta spray

A pintura em spray é muito prática para peças pequenas e um resultado final perfeito. Ideal para pequenas superfícies, não requer nenhum equipamento de pintura.

4 ideias DIY criativas com tinta de quadro negro

Se você não tem inspiração decorativa suficiente, aqui estão algumas ideias para aproveitar a onda do DIY:

  1. Pinte a base das taças para escrever os nomes dos convidados nelas;
  2. Cubra a tampa dos frascos para poder escrever o conteúdo;
  3. Pinte um vaso de terracota para escrever uma mensagem em uma planta de presente;
  4. Aplique tinta na frente de uma gaveta da cômoda para organizar seu conteúdo.

Ouse com cores para mais personalização.

Como combinar as cores de tinta para parede com os móveis?

Saber combinar as cores de tinta para parede com os pisos e os móveis da casa da maneira correta exige um conhecimento profundo dos princípios da cor e do design de interiores. Por isso, não recomendamos fazer por conta própria se quiser evitar desastres cromáticos dentro de casa.

Aqui estão algumas diretrizes gerais que são úteis na escolha de cores de tinta para parede:

  • Cinza: essa cor, que dá a ideia de ser um pouco opaca, costuma ser combinada com cores vivas, como branco, verde, amarelo e laranja;
  • Branco: sendo a cor neutra por excelência, o branco pode ser combinado com qualquer cor;
  • Amarelo: o amarelo, uma cor muito viva, pode ser combinado com cores como o castanho madeira e o branco;
  • Vermelho: esta cor é muito viva, por isso deve ser combinada com cores neutras como o preto e branco, porque senão corre o risco de sobrecarregar o ambiente;
  • Azul: a cor azul é frequentemente associada a móveis de madeira ou elementos de prata, para criar ambientes com um estilo clássico e elegante;
  • Rosa: o rosa costuma ser combinado com o branco e, às vezes, para dar um estilo retrô, é combinado com o marrom amadeirado. É muito refinado mesmo quando combinado com cobre, ouro e prata;
  • Verde: as melhores combinações para essa cor, além do clássico marrom madeira e branco, são o amarelo e o cinza;
  • Roxo: esta cor nunca é fácil de combinar, mas as melhores cores de decoração são branco, madeira colorida e preto.

Respeitar essas regras não lhe dá a garantia de que sua casa ficará harmoniosa: você também precisa saber equilibrar as diferentes cores entre si.