A melhor tinta para fachada externa pode variar por uma série de critérios. A pintura da fachada externa embeleza a casa, mas também deve protegê-la das intempéries, do sol, da poluição ou do sal (caso more perto do mar).
Seja uma tinta pliolite, hidropliolite, siloxano ou mineral, a tinta para fachadas exteriores deve ser escolhida em função do contexto ambiental, perto do mar ou de uma montanha, por exemplo, e também do tipo de revestimento que será pintado. Leia com a gente e saiba escolher a melhor tinta para fachada externa, vamos lá!
Critérios ao escolher a melhor tinta para fachada externa
Se por um lado todas as tintas para fachadas exteriores são produzidas para impermeabilizar o revestimento, libertando de ações de chuva e umidade, por outro lado, nem todas apresentam as mesmas características.
Para fazer a escolha certa entre os diferentes tipos de tinta para fachadas exteriores existentes, vários critérios fundamentais devem ser considerados. Como esses:
- O tipo de revestimento: a escolha da melhor tinta para fachada externa dependerá do tipo de revestimento, em concreto ou madeira, por exemplo, mesmo que muitas sejam multiuso;
- O estado do revestimento: para uma fachada danificada, uma tinta pliolite ou hidropliolite é perfeita. Para uma fachada com grandes rachaduras ou saliências, a tinta acrílica espessa é a preferida;
- O contexto ambiental: a pintura também dependerá do ambiente circundante. Se você mora na serra, escolherá uma tinta de siloxano para “condições climáticas difíceis”, enquanto se você mora em áreas industriais, uma tinta acrílica autolimpante será perfeita;
- A cor da melhor tinta para fachada externa: a escolha varia de acordo com o seu gosto pessoal.
Escolha entre os diferentes tipos de tinta para fachadas exteriores
Melhor tinta para fachada externa: acrílica!
A tinta acrílica para fachadas é uma tinta microporosa indicada para todos os suportes em bom estado, exceto metal. Esta é a tinta mais barata de todas. É fácil de aplicar, exala pouco odor e uma das vantagens é poder lavar os utensílios usados com água.
Graças ao seu alto rendimento, a tinta acrílica oferece proteção de longa duração, até 10 anos. Se for grossa, pode até esconder rachaduras ou revestir pregos em tinta de gesso externo.
Tinta de fachada “pliolite” ou “hidropliolite”
A tinta pliolite é uma tinta microporosa para fachadas exteriores, produzida a partir de uma mistura de resina pliolite e solventes. Recomendada para fachadas lisas, é ideal para revestimentos danificados, úmidos ou particularmente expostos aos raios UV, oferecendo uma boa resistência ao longo do tempo, até 10 anos.
No entanto, sua aplicação é bastante complexa e o tempo de secagem é relativamente longo. Além disso, deve-se levar em consideração o forte odor e a obrigatoriedade de limpeza das ferramentas com aguarrás.
A tinta hidropliolita, por outro lado, não contém solventes, mas é feita de água. Mais ecológica e mais fácil de aplicar, seca mais rápido, tem um odor menos intenso e permite limpar as ferramentas com água. No entanto, a tinta hidropliolita para fachadas externas é mais cara que a tinta pliolite.
A tinta siloxânica para fachadas exteriores
Como o próprio nome indica, a tinta siloxânica para fachadas externas é composta por uma resina siloxânica que seca em poucas horas.
Com um aspecto semelhante às tintas minerais, transpirantes e adequadas a quase todos os tipos de suportes, têm um elevado poder hidrorrepelente: a água da chuva não é absorvida, mas assume a forma de gotas de água que escorrem pela fachada.
Muito resistente à abrasão, à chuva ácida e aos raios UV, e com uma resistência até 15 anos, a tinta siloxânica é particularmente recomendada em condições ambientais difíceis. Consequentemente, o preço é mais alto.
Melhor tinta para fachada externa: mineral!
À base de cal ou silicato, a tinta mineral para fachadas exteriores é particularmente apreciada pelo seu efeito decorativo e é utilizada há vários séculos.
Quando à base de cal, a tinta de fachada mineral tem propriedades bactericidas e retardantes de chama. Quando à base de silicato, reduz a sujeira das fachadas, tornando-as assim particularmente resistentes aos raios UV e à poluição.
Ambas são permeáveis e resistentes e, hoje em dia, muito mais simples de aplicar do que antigamente. No entanto, como não são muito versáteis, devem ser usadas apenas em revestimentos em bom estado.
Escolha a pintura da fachada com base nas condições ambientais
Além do tipo e estado da fachada, na hora de escolher a melhor tinta para fachada externa é importante avaliar as condições a que ela está submetida:
- Um clima marinho exigirá, portanto, uma pintura de fachada resistente ao sal, areia e raios UV. Portanto, será preferível optar por uma tinta siloxânica para fachadas;
- Nas serras, você precisará de uma pintura de fachada resistente a mudanças significativas de temperatura e raios UV. O ideal é escolher uma tinta siloxânica, mas desta vez para condições climáticas difíceis ou extremas, de acordo com as suas necessidades e informações na embalagem do produto em questão;
- Um ambiente arborizado ou úmido, particularmente exposto à formação de musgos, também neste caso requer uma tinta à base de siloxano altamente resistente a ambientes agressivos.
- Um ambiente muito poluído exigirá, por sua vez, uma pintura de fachada resistente à sujeira e, em caso de tráfego intenso, às fissuras. A tinta acrílica para fachadas com acabamento liso é, portanto, particularmente adequada.
Uma questão de gosto e ambiente
Claro, todo mundo tem seus próprios gostos. Em geral, no entanto, cores claras são recomendadas para fachadas ensolaradas, mesmo que os brancos devam ser evitados devido à tendência de sujar facilmente.
Tenha também o cuidado de escolher a cor da pintura da fachada de acordo com a do telhado, janelas, inserções de madeira ou bordas de janelas. Recomendamos no máximo três cores diferentes.
Este foi o nosso guia com dicas para você escolher a melhor tinta para fachada externa com base nos principais critérios, estes que influenciam diretamente na beleza de uma casa. Até a próxima!