Tinta para alta temperatura: confira 5 tipos diferentes!

A tinta para alta temperatura é frequentemente comparada às tintas de radiador, mas são muito diferentes. Se você está repintando um radiador, fogão a lenha, pastilhas ou até mesmo uma churrasqueira, essa é a tinta certa. Aqui está uma descrição de tintas especiais que resistem a altas temperaturas. Leia com a gente e saiba mais sobre a tinta para alta temperatura, vamos lá!

Características técnicas da tinta para alta temperatura

Tinta para alta temperatura
Tinta para alta temperatura | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/vinho-tinto-%c3%b3culos-lareira-vermelho-2443699/

Como o próprio nome já diz, é uma tinta para alta temperatura ou melhor, altíssimas temperaturas. Ao contrário da tinta de radiador que resiste até 120°C, essa suporta temperaturas que variam de 400°C a 900°C e, para alguns tipos, até 1200°C.

A tinta para alta temperatura tem propriedades anticorrosivas, térmicas e resistentes a arranhões. Além disso, você pode encontrar tintas térmicas resistentes a hidrocarbonetos e intempéries, que permitem pintar substratos como peças de veículos, churrasqueiras, lareiras e outras superfícies de aquecimento.

Diferentes tipos de tinta para alta temperatura

1. Até 400°C

  • Benefícios: a mais utilizada, econômica, pode ser encontrada em diversas cores, o que permite integrá-la ao móvel;
  • Onde é aplicada: em radiadores de ferro fundido ou aço. Nas partes menos radiantes das lareiras;
  • Embalagem: aerossol (spray) ou lata.

2. Até 600ºC

  • Benefícios: resistente a gasolina e hidrocarbonetos. É mais durável, à prova de choque e resistente a arranhões;
  • Onde é aplicada: em churrasqueiras, fornos, peças de automóveis. Vidro e esmalte;
  • Embalagem: aerossol (spray) ou lata.

3. Até 900°C

  • Benefícios: propriedades térmicas extremamente desenvolvidas. Excelente resistência ao fogo;
  • Onde é aplicada: em pastilhas, lareiras e fogões a lenha. Em qualquer revestimento: ferro fundido, aço, metais não ferrosos, aço inoxidável, alumínio;
  • Embalagem: aerossol (spray) ou lata.

4. Até 1100°C

  • Benefícios: composta por uma base de cerâmica, esta tinta oferece uma resistência excepcional;
  • Onde é aplicada: qualquer local;
  • Embalagem: requer equipamento adequado para manuseio, indicada apenas para profissionais.

5. Acima de 1100°C

Utilizada exclusivamente por profissionais devido à sua especificidade e forma de aplicação. Todos aqueles substratos submetidos a fortes tensões e calor extremo. Placas de inserções, de fogões ou lareiras. É usado seguindo um método muito específico conhecido pelos profissionais.

Tinta de alta temperatura: lata ou spray

Lata

Perfeita para pintar grandes superfícies, a preferência é dada às embalagens de latas de alta temperatura para superfícies planas, como radiadores elétricos.

Spray

A vantagem desse formato é que a tinta gruda em todos os cantos e em locais de difícil acesso, como no caso de radiadores de ferro fundido a água quente e peças de carros. Graças à sua composição, a tinta spray oferece outra vantagem: a resistência.

Além disso, se você souber pintar com spray, o resultado será excelente: não haverá mais marcas de rolo e pincel.

Uso de tinta resistente ao calor

A maioria das tintas resistentes ao calor estão disponíveis em latas de spray, pequenas, práticas e úteis para cobrir todos os cantos. Também estão disponíveis em latas0, formato ideal para superfícies planas e pequenas. Quanto aos usos, aqui estão os mais comuns:

Tinta termocrômica para aparelhos de aquecimento

Para pintar painéis de revestimento de chaminés, lareiras, radiadores em ferro fundido, aço ou alumínio, churrasqueiras, enfim, até mesmo motores esportivos são pintados com esse tipo de tinta termocrômica.

Tinta termocrômica para carros

Pode ser aplicada em motores (como mencionado anteriormente), escapamentos, silenciadores, blocos de motores ou componentes mecânicos sujeitos ao calor.

As tintas termocrômicas são muito populares entre os entusiastas do tuning (passatempo que consiste em alterar as características originais de um carro, deixando-o mais potente e com aspectos visuais e físicos mais esportivos).

Tinta de alta temperatura para aparelhos de cozinha

Essa tinta resistente a calor serve para reformar fornos, churrasqueiras elétricas, de ferro fundido, a gás ou de fogão. Não aplique em superfícies em contato com alimentos, pois caso seja mal aplicada, a alta temperatura pode acabar liberando componentes tóxicos.

Tinta de alta temperatura para materiais de construção

Pode ser usada sobre diversos revestimentos sujeitos a altas temperaturas emitidas por aparelhos de aquecimento, como, por exemplo, uma parede atrás de um fogão a lenha.

Em qualquer caso, é obrigatório se certificar de que a tinta termorresistente está perfeitamente adaptada ao revestimento e às temperaturas que emite, pelo que é importante ler com muita atenção a ficha do produto e as instruções.

Este foi o nosso guia completo com dicas sobre características, tipos e locais onde a tinta resistente a calor pode ser aplicada. Esperamos tê-lo ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!

Este foi o nosso guia completo sobre a tinta para alta temperatura. E então, o que achou dessa capacidade incrível que as tintas possuem? Deixe seu comentário abaixo caso possua dúvidas e até a próxima!