Qual a melhor tinta para pintar madeira? Veja 3 opções!

Qual a melhor tinta para pintar madeira? Tinta acrílica, à base de óleo ou alquídica para madeira de interiores, podem decorar móveis e painéis de madeira com acabamento fosco, brilhante ou acetinado.

Tintas de diferentes tipos, as feitas para pintar madeira não são caras e têm um bom rendimento. Neste guia, trouxemos dicas completas sobre tintas, acabamentos e outros conselhos interessantes. Leia com a gente e saiba qual a melhor tinta para pintar madeira. Vamos lá!

Fixadores e tintas tudo em um

Qual a melhor tinta para pintar madeira?
Qual a melhor tinta para pintar madeira? | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/quadro-fronteira-escrivaninha-1868498/

Qual a melhor tinta para pintar madeira? Antigamente, tintas muito específicas eram usadas para repintar madeiras, resultando em uma multiplicidade de baldes de tinta.

Hoje, graças à primeira demão de fixador específico que permite usar qualquer tinta com a mesma base após a aplicação, a qualidade e o rendimento são altos e você não precisa mais comprar tipos diferentes.

O fixador para madeira permite preparar melhor o suporte, otimizando o resultado. Também é possível adquirir diretamente tintas para madeira adequadas para vários tipos de revestimentos (madeira, metal, etc.).

O interior da casa será, portanto, pintado sob medida e renovável de acordo com os desejos de uma forma muito simples.

Qual a melhor tinta para pintar madeira: diferentes categorias!

1. Tinta acrílica

Qual a melhor tinta para pintar madeira? A tinta acrílica é a mais comum das tintas de madeira para interiores porque é quase inodora e seca rapidamente.

O seu componente aquoso lhe confere uma menor toxicidade. Fácil de usar, a tinta acrílica permite a limpeza das ferramentas com água. Existe tinta acrílica de camada única (o que significa que tem um poder de cobertura muito bom) ou de duas camadas (que obrigatoriamente precisará de duas demãos, ou até mais).

2. Qual a melhor tinta para pintar madeira? Tinta à base de óleo

Qual a melhor tinta para pintar madeira? A tinta à base de óleo (ou gliceroftálica) é uma tinta amplamente utilizada hoje em dia, apesar das regulamentações muito rígidas a que está sujeita. Por ter um odor forte, a tinta gliceroftálica permanece tóxica. Por ser à base de solvente, necessita de um produto específico para limpeza de utensílios (solvente).

Durante o uso, é recomendável ventilar o ambiente. A tinta a óleo é ideal para dar um efeito de laca. Eficaz e resistente na cozinha e no banheiro, não é recomendada para quartos. É a tinta que tem maior poder matificante e melhor rendimento.

3. Tinta alquídica

Qual a melhor tinta para pintar madeira? A tinta alquídica é uma tinta de nova geração que ainda tem uma base natural de água, mas que tem a mesma resistência da tinta a óleo.

A tinta alquídica tem pouco odor e seca em muito pouco tempo (menos de uma hora). Esta tinta é menos tóxica e permite que as ferramentas sejam limpas com água com um acabamento liso.

Acabamentos de uma pintura de madeira

  • Acabamento fosco: para uma melhor aparência e design, escolha o acabamento mate/fosco. Este acabamento é especialmente adequado para quartos;
  • Acabamento acetinado: para um efeito luminoso e fácil de usar, você precisa optar pelo acabamento acetinado. Permite esconder pequenos defeitos e se adapta bem a qualquer que seja o cômodo;
  • Acabamento brilhante: para um reflexo que dá luz e sensação de espaço, recomenda-se o acabamento brilhante, também utilizado para locais úmidos.

Agente de impregnação no tratamento da madeira

Para interiores, você pode escolher entre um primer matizado ou colorido. O impregnante é sobretudo decorativo, encontra-se em todas as cores e realça o veio da madeira. Enquanto o primer incolor, menos utilizado em interiores, é mais clássico, o primer colorido preserva o aspecto natural da madeira sem alterar sua cor.

O agente de impregnação pode ser em gel (para melhor fixação) e tem inúmeras especificações consoante o destino, como o tratamento fungicida para combater o bolor ou o tratamento anti-UV.

As vantagens do esmalte de proteção da madeira

Diversos tipos de produtos são utilizados para dar nova vida a um móvel antigo pintado ou para protegê-lo.

A manutenção com esmalte é muito simples, pois é um produto protetor que permite preservar o aspecto da madeira. No entanto, como acontece com outros produtos de preservação de madeira, é o revestimento do esmalte que determinará a escolha.

Tipo de esmalte

Escolha um esmalte acetinado para obter tons quentes. Um esmalte opaco incolor será perfeito para atuar apenas como proteção, enquanto o esmalte colorido permitirá dar um tom leve e natural, protegendo também a madeira.

Diferença entre impregnante e esmalte

Qual a principal diferença do esmalte em relação ao impregnador? O esmalte cria um filme transparente quando aplicado na superfície da madeira, além de proteger bem contra manchas, desgaste, arranhões e umidade.

Ao contrário do esmalte, o agente de impregnação penetra na madeira para protegê-la das agressões externas. O agente de impregnação não é recomendado se aplicado na horizontal, pois desta forma não resiste ao desgaste.

Conselhos práticos para pintar bem um suporte de madeira

Qual a melhor tinta para pintar madeira? Para obter um excelente resultado, e antes de se lançar à pintura, é necessário tomar alguns cuidados na preparação. Primeiro você precisa de revestimentos bem limpos, secos e saudáveis. Evite usar produtos químicos para limpá-los, pois isso pode afetar a pintura posteriormente.

Não se esqueça de realizar um leve lixamento para garantir uma boa aderência do produto. Compre ferramentas de pintura de qualidade que facilitarão seu trabalho. Os rolos e pincéis devem ser perfeitamente adequados ao tipo de tinta escolhido.

Por fim, obtenha algum material para misturar a tinta antes de usá-la para garantir uma boa mistura dos pigmentos de cor (basta um simples misturador ou pá de mistura montada em uma furadeira). Até a próxima!