Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Veja 7 efeitos!

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Na maioria das casas, a sala de estar é o maior cômodo. É o lugar onde passamos o tempo livre, onde passamos o tempo com parentes e amigos, mas também é onde gastamos mais dinheiro com tapetes, cortinas, móveis, eletrodomésticos, etc.

Por todos esses motivos, queremos garantir que seja agradável por muito tempo. Afinal, para mudar o design do ambiente não podemos trocar toda hora os móveis e acessórios.

Mas mudar a cor das paredes de vez em quando é um gasto que podemos arcar sem problemas, principalmente se a pintura for feita pessoalmente sem o apoio de um profissional.

Aqui estão algumas dicas sobre qual a melhor tinta para pintar parede da sala, criando um espaço que vai te surpreender. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Como escolher a cor das paredes da sala?

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala?
Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? | Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/sala-de-estar-tapete-sof%c3%a1-1853203/

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Antes de dar personalidade às paredes do cômodo, devemos levar em consideração os materiais, cores e estilos dos móveis.

Desta forma, teremos a possibilidade de criar um desenho fluido e de continuidade. Basta olhar em volta e ver se um tapete, um móvel ou cortinas podem dar alguma indicação na escolha da cor da parede.

Além dos móveis da sala, também é útil considerar tanto a iluminação artificial quanto a natural. Se queremos aumentar o calor do ambiente, é necessário incorporar elementos de madeira e decorações com cores como taupe, pêssego ou bege.

Para refrescar o espaço podemos usar cores frias em tons de cinza, azul e elementos concretos. Para um design atraente é preciso ousar e o caminho certo é o contraste: luz verde para móveis claros e pintura de parede com tons mais intensos.

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala?

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Como pintar a sala? Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Nem sempre é fácil selecionar as tintas a usar para colorir as paredes da sala de jantar com base nos móveis, no piso, nas portas e no tamanho da sala.

As cores para as paredes da sala intensificam diferentes sensações, por isso a escolha do tom adequado dá origem a um ambiente que se alinha com o modo e o ambiente que procuramos.

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? A cor certa para a nossa sala não depende apenas das preferências e necessidades pessoais. Desde tons relaxantes, que transmitem uma sensação de calma ao espaço, até tonalidades energizantes, não faltam ideias para pintar as paredes da sala.

Embora possamos dar cor às paredes da sala escolhendo qualquer tom imaginável, algumas tonalidades se adaptam melhor a esse espaço do que outras.

Exemplos de tons e seus efeitos

Qual a melhor tinta para pintar parede da sala? Matizes vermelhos intensos criam atmosferas quentes. Cores primárias como azul, vermelho ou amarelo tornam o ambiente alegre e animado. As cores vivas das paredes são destacadas se o piso for cinza e os móveis forem brancos.

Preto e branco representam a forma mais pura de neutro. Misturando-os em proporções variadas, obtemos diferentes tons de cinza. Essas tonalidades são muito usadas porque contrastam com outras cores.

Tons claros ou pastel sempre dão resultados certos. Os esquemas de cores são harmoniosos, qualquer que seja a cor usada. No entanto, os efeitos são diferentes, contrastando tons claros e escuros. Por exemplo, os vários tons de branco e rosa claro criam ambientes mais alegres e casuais.

Já o azul, que é uma tonalidade escura, confere forte impacto visual e é escolhido para criar esquemas de cores sofisticadas e intensas.

Efeitos de tintas

Depois de saber qual a melhor tinta para pintar parede da sala, ou seja, depois de escolher a cor para pintar a parede da sala, você precisa decidir qual procedimento usar para criar um revestimento com um resultado impressionante. Entenda:

  1. Efeito concreto: confere às paredes um charme diferenciado, com cores não uniformes e resultados únicos na reflexão da luz;
  2. Efeito riscado texturizado: a formulação das tintas permite obter diferentes texturas. Desde uma simples risca pequena que torna as paredes refinadas e elegantes até um efeito mais complexo entrelaçando riscas horizontais e verticais;
  3. Efeito metalizado: são tintas utilizadas para decorar paredes interiores com materiais que produzem um efeito metálico, criando um agradável jogo de reflexos de luz. Este tipo de tinta consegue recriar um efeito de folha de metal para dar importância a uma parede preciosa ou antiquada;
  4. Resinas decorativas: para a pintura de uma sala moderna, as resinas decorativas são as mais populares, pois são adequadas em continuidade com os pisos da sala;
  5. Espatulado: se a resina consegue dar a impressão de uniformidade, para dar um resultado menos estático, o efeito espatulado entra em cena e consegue transmitir dinamismo ao ambiente;
  6. Argamassa: para dar aos espaços a impressão de algo antigo e intemporal, as paredes devem ser pintadas com argamassa de reboco à qual foi adicionada massa de cal. É um tipo de pintura perene, graças às nuances que se obtêm com a prática desta técnica, o ambiente adquire um encanto particular;
  7. Madeira falsa: o efeito de madeira falsa recria uma parede natural de forma muito realista. A técnica de aplicação da tinta não é simples, mas o resultado visual é muito próximo da realidade.

Recomendação final

Existem muitas técnicas para pintar a sala e as tintas existentes no mercado são variadas. Depois de identificar a cor e o efeito, podemos começar a trabalhar.

Antes de começar, recomendamos fazer um teste em uma parte da parede. Às vezes, uma tonalidade pode ser apreciada na paleta, mas uma vez colocada na parede, o efeito visual é decididamente diferente e pode não ser do nosso agrado.

Este foi o nosso guia onde buscamos definir qual a melhor tinta para pintar parede da sala. Como podemos perceber, não há uma resposta única, mas sim uma série de testes e tons que podem ser realizados e usados, independentemente do cômodo que estejamos tratando.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que o responderemos. Até a próxima!