Tinta descascando da parede: 3 motivos e soluções!

A tinta descascando da parede pode ser um problema e tanto. Assim como a tinta que racha cria bolhas, a causa da pintura descascada é um erro de aplicação. De fato, revestimentos e paredes úmidas ou mal preparadas, aplicação em condições climáticas adversas ou aplicação de tinta acrílica sobre tinta à óleo provocam descascamentos e outros problemas.

Nesta matéria, preparamos um guia completo sobre o problema. Aqui, vamos explicar a você o porquê isso acontece e o que deve ser feito com tinta descascando da parede. Leia com a gente e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Defeitos de pintura: bolhas, rachaduras, descascando!

Tinta que forma bolhas

 Existem duas causas que podem causar a formação de bolhas em uma tinta:

  • A parede está úmida e foi aplicada tinta à óleo brilhante ou acetinada;
  • Uma tinta acrílica ou à base de água foi aplicada sobre uma tinta à óleo.

Pintura rachada

As tintas foscas são mais frequentemente sujeitas a rachaduras. Por serem menos à prova d’água do que as tintas brilhantes ou acetinadas, as tintas foscas racham em vez de formar bolhas. São as tintas do teto que são mais afetadas.

Tinta descascando da parede

Existem várias razões que podem causar tinta descascando da parede: 

  • O revestimento está úmido;
  • A tinta foi aplicada em más condições de temperatura;
  • Uma tinta acrílica (tinta à base d’água) foi aplicada sobre uma tinta gliceroftálica (tinta à base de óleo).

Tinta descascando da parede: 3 razões do problema!

Tinta descascando da parede
Tinta descascando da parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cor-da-tend%c3%aancia-placa-de-madeira-3998738/

As razões para este problema são muitas e todos os tipos de pintura são afetados por este fenômeno. Todas as tintas, feitas à base d’água ou óleo, opacas, brilhantes ou acetinadas, podem sair se você preparou mal o revestimento, mas isso não é tudo.

Abaixo deixamos uma lista (explicada) com as principais causas desses desastres decorativos. Entenda a sua tinta descascando da parede:

1. Você aplicou uma tinta à base d’água sobre uma tinta a óleo

Se você aplicar tinta acrílica sobre tinta à óleo, na melhor das hipóteses, a tinta à base d’água vai “escorregar” da tinta a óleo e você perceberá seu erro a tempo de parar.

2. Você aplicou a tinta em temperaturas muito altas

Para trabalhos de pintura se recomenda pintar quando a temperatura estiver entre 15°C e 25°C. Abaixo de 15°C a tinta seca muito devagar, enquanto acima de 25°C seca muito rápido e não adere corretamente ao revestimento. Nesse caso, a tinta pode formar bolhas, mas também descascar.

3. Por que há tinta descascando da parede? O revestimento está úmido!

Aqui está o principal problema da tinta descascando da parede, inimiga jurada da sua aderência: a umidade. Se o revestimento estiver úmido, a tinta se desprende. Nunca é demais dizer: todos os revestimentos devem estar secos antes de aplicar a tinta.

Tinta descascando da parede: como consertar?

Existe apenas uma solução para o problema da tinta descascando da parede: remover o revestimento. Se uma tinta que cria bolhas ou uma tinta que racha ainda se mantém perfeitamente em certos lugares, uma tinta que descasca fará isso em todos os lugares.

Aconselhamos que comece do zero e siga estes 4 passos:

  1. Raspe com uma espátula, escove ou lixe com um abrasivo ou lixadeira para descascar a superfície;
  2. Rejunte e alise a superfície para preparar a parede;
  3. Aplique um primer adequado ao revestimento, para melhorar a aderência;
  4. Aplique a tinta tendo o cuidado de respeitar os tempos de secagem indicados entre demãos.

Outras soluções para sanar uma parede que inchou

O revestimento “incha pouco”

Dê tempo para a tinta secar completamente, conforme indicado pelo fabricante, para que ela pare de inchar. Em seguida, lixe as áreas inchadas.

Aplique uma fina camada de massa corrida para “uniformizar” a superfície. Aplique um produto de base e, em seguida, uma camada de tinta. No caso de tintas brilhantes ou acetinadas, será necessário repintar completamente a superfície, pois os sinais de recuperação ficarão evidentes.

O revestimento incha em todos os lugares

Será um trabalho longo e cansativo, mas essencial para um bom resultado. Você precisará lixar toda a tinta para “desnudar” o revestimento. Depois de lixar, limpar e secar a parede, aplique um primer universal e, depois de seco, aplique a tinta.

Este foi o nosso guia completo com dicas para resolver não só o problema de tinta descascando da parede, como também problemas relacionados a possíveis bolhas que podem surgir. Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que vamos respondê-lo e até a próxima!