Tinta para parede de banheiro: 5 dicas, tipo e acabamento!

A tinta para parede de banheiro deve ser bem escolhida, com base no acabamento e aplicação. Quer redecorar o banheiro ou apenas mudar a cor? Escolher a tinta certa para o banheiro significa, antes de tudo, analisar o estado das paredes.

Neste guia, preparamos dicas interessantes que vão ajudar você no processo de escolha das tintas que serão usadas nesse cômodo tão importante da casa. Leia com a gente e confira recomendações de tinta para parede de banheiro, vamos lá!

Análise do revestimento em 5 casos antes da pintura!

Tinta para parede de banheiro
Tinta para parede de banheiro | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/casa-de-banho-banheiro-luxuoso-3689922/

1. Tinta atual danificada

Se a tinta estiver danificada e descascando, você terá que lixar, lavar e aplicar um primer adequado para o revestimento ou um primer especial para ambientes úmidos, antes de pintar com uma nova tinta para parede de banheiro.

2. Manchas de mofo

Se houver manchas de bolor, será necessário limpar com um produto anti-mofo especial, aplicar um primer de ambiente úmido e por último aplicar tinta para parede de banheiro. É importante localizar a origem da umidade, pois cobrir com tinta não resolverá o problema.

3. Tinta antiga à base de óleo

Se for uma tinta à base de óleo e quiser repintar com tinta à base d’água, lixe, lave e aplique um primer adequado, ou lave e aplique um primer especial que lhe permitirá aplicar sobre ele uma tinta à base d’água simples.

4. Parede já “pronta”

Se a parede estiver em bom estado e já pintada com tinta à base de água, basta dar uma boa lavada e aplicar a nova tinta para parede de banheiro, sem a necessidade de passar algum primer ou fundo antes disso.

5. Parede em placa de gesso

Se a parede for de gesso, você precisará revestir com um primer indicado para placas de gesso de boa qualidade, ou um primer de base universal especial para ambientes úmidos, e, somente depois disso, pintar com a nova tinta para parede de banheiro.

Escolha o tipo de tinta: tinta à base de óleo ou acrílica?

Você está indeciso entre a tinta para parede de banheiro? Não sabe se usa tinta acrílica ou tinta à base de óleo (gliceroftálica)? Esteja ciente de que a tinta à base de óleo terá um odor forte e será muito mais prejudicial do que uma tinta à base d’água.

Isso acontece porque a tinta à base de óleo libera mais compostos orgânicos voláteis do que uma tinta acrílica. Por outro lado, a tinta à base de água é inodora, seca mais rápido e as ferramentas podem ser limpas com água.

Quer saber se uma tinta tradicional ficará bem no banheiro? As tintas tradicionais, ao contrário das tintas especiais para banheiros, não possuem aditivos que lhes permitam resistir ao vapor e à condensação.

Portanto, essas opções de tinta para parede de banheiro durarão menos com o tempo, terão tendência a causar manchas de mofo ou, pior ainda, poderão formar bolhas.

Uma tinta acrílica lavável especial para ambientes úmidos é, portanto, preferível. A tinta à base de óleo é mais poluente, tem cheiro forte e deve ser diluída com algo como um thinner, também necessário para a limpeza de pincéis e utensílios. Por esses motivos, o uso de tinta à base de óleo não é recomendado em 90% dos casos.

Fosco, brilhante ou acetinado: qual melhor acabamento para o banheiro?

1. Acabamento fosco

A tinta para parede de banheiro fosca não é recomendada ao cômodo, exceto no teto, desde que você use uma tinta especial, que seja mais lavável e mais resistente ao vapor e à condensação do que uma tinta fosca clássica.

Lembre-se que o acabamento fosco mascara defeitos e vestígios do rolo. O banheiro geralmente envolve a limpeza das paredes com uma esponja, mas isso não é bem tolerado por esse tipo de acabamento, que é muito menos lavável.

2. Acabamento brilhante

O acabamento brilhante é adequado para o banheiro porque é muito lavável, mas apenas se as paredes tiverem uma superfície perfeita, porque o acabamento brilhante, ao contrário do opaco, revela todos os defeitos da parede.

3. Acabamento acetinado: tinta para parede de banheiro mais recomendada!

No entanto, o acabamento mais adequado para um ambiente úmido é o acetinado, pois ao secar forma uma película muito resistente à condensação. Além disso, as tintas acetinadas são laváveis e as tintas acetinadas especiais para ambientes úmidos ainda mais.

Por isso, escolha uma tinta acetinada especial para banheiro para repintar as paredes do seu banheiro.

Para a cor, como para qualquer cômodo, é preciso saber combinar as cores com os móveis. Para o teto, o branco reina supremo e continua sendo a cor que pode dar mais brilho ao banheiro.

Azulejos do box e banheira: repintando um revestimento específico!

Para repintar o interior de um chuveiro de azulejos, existem tintas que podem ser aplicadas sem primer. Muitas vezes são compostos por uma base à qual deve ser misturado um aditivo para tornar a tinta resistente à água.

Basta lixar os ladrilhos com lixa fina, desengordurar bem com acetona ou solução de hidróxido de sódio (cuidado, requer vários enxágues e o uso de equipamentos de proteção: óculos de segurança, luvas e máscara obrigatórios) e aplicar a tinta a rolo em duas camadas.

Existem também tintas à base de resina que requerem a mesma preparação que a anterior, mas cuja aplicação é um pouco diferente. Inicialmente, deverá aplicar uma demão da cor escolhida e depois uma demão de resina transparente com acabamento acetinado, fosco ou brilhante conforme o seu gosto. Até a próxima!