Como pintar uma escada? Você acabou de instalar uma escada de madeira ou metal e deseja protegê-la com uma nova tinta, ou, em segundo caso, estamos falando de uma escada que é de madeira, envernizada ou pintada, e você quer renová-la com um novo tom.
Independentemente da situação, saiba que há sim maneiras de restaurar escadas antigas da sua casa, desde as mais simples até as mais completas e com opções de altura. Então, caso queira saber como pintar uma escada para renovar esse seu material de trabalho doméstico, acompanhe-nos até o final deste guia para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
Reestruturação da escada: operações preliminares!
Neste guia, consideraremos duas alternativas que são as mais adequadas, mas acima de tudo as mais resistentes: a tinta e o vitrificador.
O vitrificador continua sendo a escolha vencedora por preservar o aspecto natural da madeira (material da maioria das escadas, até mesmo as que dividem cômodos superiores de inferiores), é mais resistente à abrasão e uso contínuo.
Porém, saber como pintar uma escada com tinta também é interessante, pois além de a tinta ter as mesmas características técnicas, oferece o aspecto decorativo adicional.
Renovar o visual da escada é uma decisão que deve ser bem pensada antes de qualquer “obra”. Deixe-se inspirar pelo que encontra na web ou em revistas de móveis, você refinará seu papel de designer e esclarecerá suas ideias. Cor sólida ou mistura de cores diferentes? Tudo é possível.
Um conselho: se a sua escada for usada regularmente, pinte degrau sim, degrau sim, não, para deixá-la utilizável mesmo durante o uso, tomando cuidado para não sujar os degraus limpos.
Como pintar uma escada?
Ferramentas necessárias
- Lixadeira;
- Pincéis;
- Rolo de 120 mm com cerdas de 8-10 mm;
- Bandeja de pintura;
- Massa corrida de madeira;
- Fita crepe.
Equipamento de proteção pessoal
- Máscara de proteção respiratória;
- Luvas de proteção;
- Óculos;
- Vestuário de trabalho.
1. Como pintar uma escada? Escolha a tinta para a escada!
A escolha da tinta certamente não é um quebra-cabeça, mais do que tudo você tem que escolher uma tinta para onde pisará. É um revestimento formador de “filme”, portanto, sensível à abrasão.
Ao escolher um verniz para pintar ou reformar a escada, você terá uma tinta resistente, própria para passagens frequentes e, como cereja do bolo, extremamente fácil de limpar!
2. Prepare a escada antes de pintá-la
Escada de madeira natural
Lixe toda a superfície e, se necessário, preencha buracos e rachaduras com massa corrida específica de madeira.
Se quiser vitrificar a escada, escolha uma cor próxima à da madeira para que você nem perceba o reparo. Não se esqueça de finalizar o lixamento com lixa fina para alisar o rejunte.
Escada tratada com cera
Antes de passar para a pintura, é fundamental retirar a cera da escada com um produto específico. De fato, nada ou muito pouco adere a um revestimento encerado.
Escada pintada ou envernizada
Obviamente, se a tinta existente rachar, você não poderá evitar a descascagem. Sua tinta não vai conseguir aderir a uma superfície que esteja descascando.
Se, por outro lado, a tinta anterior aguentar, lixe com lixa de grão 120 para tornar ligeiramente áspera a superfície. Em seguida desengordure com detergente, vinagre branco ou acetona, porém seguindo as recomendações do fabricante. Esta é uma fase fundamental para a fixação da tinta.
3. Pinte a escada com o rolo
Como pintar uma escada? Finalmente sua escada está pronta para pintar: é hora de prosseguir. Aplique fita crepe em todas as superfícies que não devem ser pintadas.
Traga uma bandeja de tinta e um pincel de retoque. Em seguida, misture a tinta e despeje um pouco na bacia. Aplique tinta em todos os espaços apertados que são inacessíveis ao rolo. Sempre comece a pintar pelo topo da escada, assim você não estragará o trabalho já feito.
Quando terminar, passe a primeira demão de tinta. Não adianta colocar muita tinta e espalhar demais. Sempre comece a pintar de cima. Deixe secar antes de aplicar a segunda demão. Retire a fita crepe. Depois que a primeira demão secar, você pode aplicar a segunda da mesma maneira.
4. Limpe as ferramentas e o ambiente
Retire cuidadosamente a fita crepe e limpe bem os utensílios antes de guardá-los. Feche bem o pote de tinta e escreva a data nele. Deixe a tinta secar de acordo com os tempos recomendados pelo fabricante. Após o tempo necessário e durante as primeiras horas de uso, preste atenção especial para não danificar o novo revestimento.
Este foi o nosso guia completo sobre como pintar uma escada feita de madeira. E então, o que achou? Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!