Escolher as cores de tinta para casa é um compromisso sério e nada trivial, exige pesquisa e principalmente atenção, pois muitas vezes a decisão é influenciada pelo gosto pessoal, humor e tendências atuais.
Aqui está um breve guia para escolher conscientemente as cores mais adequadas para a nossa casa, de acordo com o gosto e a personalidade de cada um. Lembre-se: o auxílio de um profissional é sempre bem-vindo. Leia nossas dicas de cores de tinta para casa, vamos lá!
6 cores de tinta para casa: significado e propriedades!
1. Branco
O branco é a cor da luz, é revitalizante e puro, contém em si todas as sete cores do arco-íris. É a tonalidade mais utilizada para pintar as paredes da casa, capaz de tornar qualquer espaço luminoso e clean. Uma escolha segura de estilo atemporal, especialmente na cozinha.
2. Azul
Magnético e profundo, o azul é uma tonalidade positiva que deve estar entre as opções de cores de tinta para casa. Melancólica nas suas formas mais sombrias, transporta-nos para o mar, para um céu claro, para uma viagem, para a liberdade, devolve a concentração e o equilíbrio interior.
3. Rosa
A cor rosa é um grande clássico, e volta todos os anos para espreitar entre as tendências das cores de tinta para casa, mudando de tonalidade graças a variações sofisticadas e versões mais queimadas como terracota, versátil em acolher contrastes cromáticos.
Transmite convívio e delicadeza, sempre considerada uma cor refinada e feminina, finalmente desmentiu esse mito e conquistou a todos. O tom rosa pó fosco é ideal no quarto e em suas versões mais escuras para a sala.
4. Verde
Verde é a cor da vida ao ar livre, de uma casa no campo, que transmite oxigênio e vitalidade. Adequado para qualquer ambiente, dá harmonia e estabilidade. A regra das nuances também se aplica a esta cor: são preferíveis tons mais claros como o lilás no quarto e tons mais intensos como o verde na sala.
5. Cores de tinta para casa Cinza!
Neutro, o cinza está sempre no topo das preferências, apesar de ser frequentemente associado à monotonia. Suas nuances são discretas, estáveis e tranquilizadoras. Muito útil em ambientes que buscam um resultado sereno e minimalista.
6. Amarelo
A cor amarela está associada ao lado esquerdo do nosso cérebro porque estimula o seu lado intelectual, é a cor da criatividade, da memória visual. Na cozinha, sala e banheiro, vem em tons de mostarda. Vale a pena usar como uma das cores de tinta para casa!
Outros fatores a considerar na escolha das cores de tinta para casa!
A importância da luz nas cores de tinta para casa
Muitas vezes acontece que você escolhe uma cor e a encontra diferente depois de aplicada na superfície. Essa falta de resposta certamente pode depender da reprodução da própria cor, mas em parte do chamado tom que a cor assume em relação à luz.
Cada pigmento, de fato, é iridescente em relação à fonte de luz a que está exposto, por isso é sempre preferível escolher a cor considerando o contexto e as condições em que será aplicada, levando em consideração a exposição, o aberturas do ambiente, a paleta na mão, etc.
Alguns tons são mais sensíveis a esse fenômeno, principalmente tons com tendência à luz e na escala de cinza. A luz artificial também é importante. A escolha da iluminação interna é fundamental: a luz quente vai valorizar os tons de amarelo e vermelho, enquanto a luz fria vai valorizar os tons de verde e azul.
Técnicas de profundidade
As cores são capazes de intervir e modificar a percepção que temos do volume de um espaço, potencializar os pontos fortes de uma sala ou atenuar seus defeitos.
- Para diminuir a altura do teto: é aconselhável pintá-lo de uma cor escura, dando a impressão de aproximá-lo do chão. Se a ideia é estilizar o teto, basta pintá-lo com uma cor mais clara que as paredes e acrescentar uma faixa perimetral de 20-30 cm no mesmo tom do teto;
- Para dar profundidade a um ambiente muito curto e alterar o efeito visual: será preferível pintar a parede oposta à entrada com uma cor mais escura;
- Se o cômodo for pequeno: é melhor optar por cores claras, desde o branco puro aos seus tons mais quentes ou com um toque de rosa, misturando-as com diferentes acabamentos mate e acetinados;
- Se o espaço for estreito e profundo: podemos usar listras horizontais tom sobre tom nas laterais curtas;
- Se o ambiente for pouco iluminado: procuramos evitar um efeito sombrio, pintar o teto com um tom claro dará ar e leveza;
- Para corrigir as perspectivas: colorir uma das quatro paredes pode ser a solução, pois a parede pintada vai chamar a atenção alterando a percepção do espaço.
Paleta de cores cômodo a cômodo
Sala de estar
A sala de estar é o local preferido para relaxar, o espaço de conversa, hospitalidade e leitura. Representa um ponto de troca animado na casa e muitas vezes é também o maior cômodo, aquele em que mais vivemos e que deve se assemelhar a nós com um compromisso entre conforto e pesquisa estética.
Entre as cores, podemos usar:
- Rosa doce;
- Cinza;
- Verde;
- Marrom chocolate;
- Azul marinho;
- E neutros como os tons pastéis.
Cozinha
Depois da sala, a cozinha é a parte mais vivida do ambiente doméstico. O branco traz de volta uma sensação de frescor e limpeza. Por outro lado, é melhor evitar pintar as paredes com cores muito escuras.
Quarto
No quarto é importante tentar equilibrar as cores e criar o ambiente certo. As cores escolhidas devem estar em harmonia, além da utilização de acessórios discretos, de preferência em tons frios e relaxantes que promovem o sono. No quarto das crianças, “recortar” cantos com tons intensos será um estímulo para as atividades diárias.
Banheiro
O banheiro é um espaço onde se pode inovar: cores vivas, tom sobre tom, tons naturais. Um modo intimista e confortável é fortemente recomendado para a área. Além do branco, as cores indicadas são azul e verde, que podem ser declinadas em infinitas tonalidades.
Este foi nosso guia de dicas de cores de tinta para casa. Como podemos ver, há grande variedade de escolhas, o que auxilia – e muito – quem busca tons que se combinam. Esperamos ter ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!