As cores de tinta para sala pequena podem ser bem variadas. As cores têm um poder incrível de transformar uma casa: com as cores é possível expressar a criatividade e o estilo de cada um, dar um tom particular e até dar sensação de amplitude e luminosidade ao ambiente. Então, quais são as cores ideais para uma pequena sala de estar?
A sala é uma zona da casa onde geralmente se passa muitas horas, se assiste televisão, convida amigos, relaxa no sofá. Portanto, é necessário dar-lhe uma atmosfera agradável e habitável. Leia conosco e confira dicas de cores de tinta para sala pequena, vamos lá!
Cores de tinta para sala pequena: quais escolher?
Quer pretenda algo arrojado, luminoso, neutro ou criativo, pode seguir as nossas sugestões de cores que são ideais para uma pequena sala de estar. Aqui, então, estão algumas ideias para pintar uma pequena sala, leia:
Verde menta e vime
Quais as cores de tinta para sala pequena? Uma cor fresca que pode transformar a sua sala numa espécie de oásis tropical, o verde menta se adapta bem a um cômodo inundado de luz natural: a tonalidade muda consoante a incidência da luz nas paredes, passando do verde menta intenso a um tom mais suave.
Uma cor pastel como esta, juntamente com detalhes em vime e branco, é uma ótima opção para um ambiente quase praiano ou se você deseja uma sala predominantemente neutra.
Branco brilhante e madeira
O branco, como sabemos, tem um charme atemporal. E todos sabemos que é a cor por excelência capaz de tornar um pequeno espaço visualmente maior. No entanto, pintar toda a sala de branco e usar essa cor para acessórios de decoração corre o risco de se tornar uma escolha um tanto plana e óbvia.
Como quebrar isso? Experimente integrar tons quentes de madeira para um ambiente mais clássico e requintado ou um toque de cinza com designs minimalistas ou industriais. Use tons de vermelho para brincar com uma sensação visual de maior profundidade.
Cores de tinta para sala pequena: cor creme e materiais naturais!
O creme é muitas vezes a cor preferida na hora de pintar a casa e, sobretudo, os cômodos pequenos devido ao seu caráter acolhedor e luminoso. Este tom suave tende a expandir quase visualmente uma sala e criar uma sensação de calor envolvente, especialmente quando usado no teto e nas paredes.
Além disso, a cor creme é considerada uma cor segura, por assim dizer, porque anda de mãos dadas com uma ampla gama de tons. Tente usar diferentes tons da mesma paleta de cores, e os combine com madeiras escuras e outros materiais naturais. O efeito final é uma sofisticação atemporal.
Azul elétrico/azul marinho e amarelo
Duas cores de tinta para sala pequena intensas e ousadas. Em ambientes pequenos, eles devem ser rigorosamente combinados com uma cor viva como o amarelo limão que dará brilho, deixando o ambiente mais arejado e também dando um toque de estilo.
Cinza carvão/cinza azulado e bege
Uma excelente opção para quem quer uma sala chique, mas moderna ao mesmo tempo. Um cinza com um tom azul é perfeito para salas de estar decoradas com móveis mais claros e detalhes como creme, branco e todos os seus tons ou, alternativamente, com um bege empoeirado.
Essas nuances são super acolhedoras, perfeitas para um tamanho pequeno, para quem deseja ficar neutro, mas anseia por um toque de personalidade e calor. Integre detalhes de coral brincando com tecidos, tapetes ou até mesmo com o sofá, para um efeito mais colorido e vivo.
Prefere optar por um cinza azulado? Essa cor é ideal para quem adora um toque vintage e retrô na sala de estar. Combine com cores de tinta para sala pequena frias com tons predominantemente neutros, como verde ou roxo.
Amarelo brilhante e amarelo pálido
Se não quiser optar pelo amarelo vivo como cor principal da sua pequena sala de estar porque é uma escolha demasiadamente ousada para o seu gosto, experimente o amarelo suave: é uma cor versátil que sabe iluminar bem uma pequena sala de estar.
Combine-o com outras nuances da mesma família de cores ou jogue em contraste com tons de marrom. Além disso, funciona lindamente em ambientes mais clássicos e também contemporâneos.
Cores escuras: elas funcionam em uma sala pequena?
De um modo geral, todos sabem que as cores de tinta para sala pequena claras e brilhantes, por sua própria natureza, ajudam o olho a perceber um ambiente como algo mais arejado e amplo, enquanto as cores mais escuras, ao contrário, tornam o espaço menor e mais estreito.
Mas cuidado, se você calibrar as cores escuras nas paredes com acabamentos de móveis e detalhes em tons mais nítidos e claros, notará que uma cor escura pode dar profundidade a um ambiente de tamanho pequeno, tornando-o acolhedor e elegante ao mesmo tempo.
Um exemplo? Use cinza escuro nas paredes e integre parquet e cadeiras de madeira polida clara, almofadas e luminárias em tons de creme claro. E então, o que achou do nosso guia com dicas completas de cores de tinta para sala pequena? Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Até a próxima!