Tinta termocrômica: definição, dicas e 4 locais de aplicação!

A tinta termocrômica é incrível para tudo aquilo em que ela se propõe a ser utilizada. A característica de uma tinta termocrômica ou termossensível é que ela muda de cor e opacidade de acordo com a temperatura.

Utilizada tanto na decoração como em passatempos criativos, pode ser aplicada em qualquer tipo de revestimento. Neste guia, falaremos sobre a composição, aplicação e uso da tinta termocrômica. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!

O que é uma tinta termocrômica?

Tinta termocrômica
Tinta termocrômica | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/pintar-pintura-interior-4191398/

A tinta termocrômica ou termossensível é uma tinta que muda de aspecto de acordo com as variações de temperatura. Quando a temperatura é inferior a 25°C, a tinta termocrômica mantém a sua cor e opacidade originais.

Por outro lado, quando a temperatura ultrapassa os 25°C, a tinta termocrômica se torna progressivamente transparente, fazendo aparecer a cor do revestimento que cobre. Atinge um aspecto totalmente transparente em torno de 60°C, dependendo de sua composição.

Esta fantástica reação é produzida graças à presença de cristais líquidos ou corantes, contidos na composição deste “verniz” especial.

As tintas sensíveis ao calor podem estar na fase aquosa (à base de água) ou na fase solvente (à base de óleo). Estes últimos são de qualidade superior e se destinam principalmente a uso profissional.

Como aplicar tinta termocrômica?

Extremamente fácil de usar, a tinta termocrômica é aplicada como qualquer outra tinta: com pincel, rolo ou spray.

No entanto, como em todas as tintas, a preparação do revestimento não deve ser negligenciada. Na verdade, este último deve ser desengordurado e limpo, preparado com um produto de base e o mais liso possível, para um resultado preciso.

As tintas termossensíveis vêm em dois formatos: em lata ou em aerossol (spray). Se você quiser usá-las ao ar livre, é preferível aplicar um verniz incolor anti-UV para protegê-las dos raios solares e, assim, preservar de maneira ideal suas propriedades termocromáticas.

Dicas para aplicar tinta termossensível

Antes de aplicar uma tinta termocrômica, aconselhamos que primeiro pinte o suporte com uma tinta clássica de cor diferente. A tinta termicamente sensível se torna transparente devido ao calor, realçando assim a cor de fundo do suporte.

Por exemplo, um objeto pintado com tinta termossensível azul se torna vermelho devido ao calor (cor da tinta previamente aplicada no revestimento). Considere que uma tinta termocrômica pode mudar de cor até cerca de 10.000 vezes antes de manter permanentemente sua opacidade original.

Em quais revestimentos aplicar uma tinta termocrômica?

Pode-se aplicar tinta termocrômica sobre qualquer tipo de revestimento, desde que devidamente preparado. Desta forma, a sua utilização é quase ilimitada e lhe permite dar liberdade à sua criatividade. Aqui estão alguns exemplos práticos, lúdicos e modernos:

  1. Automóvel: nas partes de um carro, bicicleta ou moto, etc.;
  2. Móveis: mesa, aparador, escrivaninha, etc.;
  3. Cozinha: em uma xícara, uma caneca, uma chaleira, uma cafeteira, etc.;
  4. Roupas: camisetas, moletons, bolsas.

Lembre-se de que as tintas termocrômicas podem ser usadas como dispositivo de segurança: em canos de água ou outros objetos para atuar como campainhas de alarme em caso de superaquecimento.

Uso de tinta resistente ao calor

A maioria das tintas resistentes ao calor estão disponíveis em latas de spray, pequenas, práticas e úteis para cobrir todos os cantos. Também estão disponíveis em latas0, formato ideal para superfícies planas e pequenas. Quanto aos usos, aqui estão os mais comuns:

Tinta termocrômica para aparelhos de aquecimento

Para pintar painéis de revestimento de chaminés, lareiras, radiadores em ferro fundido, aço ou alumínio, churrasqueiras, enfim, até mesmo motores esportivos são pintados com esse tipo de tinta termocrômica.

Tinta termocrômica para carros

Pode ser aplicada em motores (como mencionado anteriormente), escapamentos, silenciadores, blocos de motores ou componentes mecânicos sujeitos ao calor.

As tintas termocrômicas são muito populares entre os entusiastas do tuning (passatempo que consiste em alterar as características originais de um carro, deixando-o mais potente e com aspectos visuais e físicos mais esportivos).

Tinta de alta temperatura para aparelhos de cozinha

Essa tinta resistente a calor serve para reformar fornos, churrasqueiras elétricas, de ferro fundido, a gás ou de fogão. Não aplique em superfícies em contato com alimentos, pois caso seja mal aplicada, a alta temperatura pode acabar liberando componentes tóxicos.

Tinta de alta temperatura para materiais de construção

Pode ser usada sobre diversos revestimentos sujeitos a altas temperaturas emitidas por aparelhos de aquecimento, como, por exemplo, uma parede atrás de um fogão a lenha.

Em qualquer caso, é obrigatório se certificar de que a tinta termorresistente está perfeitamente adaptada ao revestimento e às temperaturas que emite, pelo que é importante ler com muita atenção a ficha do produto e as instruções.

Este foi o nosso guia completo com dicas sobre características, tipos e locais onde a tinta resistente a calor pode ser aplicada. Esperamos tê-lo ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!

Este foi o nosso guia completo sobre a tinta termocrômica. E então, o que achou dessa capacidade incrível que as tintas possuem? Deixe seu comentário abaixo caso possua dúvidas e até a próxima!