Tinta verde para parede: 5 variações e 2 combinações!

A tinta verde para parede pode ser usada de diversos tons. Seja qual for o tom de verde que você escolher para pintar as paredes da sala, o resultado não muda: ele devolve a sensação de beleza e te reconecta com a natureza.

Neste guia, separamos dicas de tonalidades de verde que podem ser usadas de maneira branda nas paredes de sua sala de jantar, ou nas suas salas de estar, caso tenha mais de uma em sua casa ou apartamento. Então, leia com a gente e confira dicas de tinta verde para parede. Vamos lá!

Como a cor verde pode marcar uma sala de estar?

Como a tinta verde para parede por marcar uma sala de estar? É a cor que nos faz sentir à sombra de uma árvore, uma paleta de cores atemporal, profunda e luxuosa que se torna suave e fresca nas tonalidades mais delicadas.

No centro do espectro cromático, a meio caminho entre o vermelho, o laranja e o amarelo de um lado, o azul e o violeta do outro, equilibrado e informal, o verde se integra nos mais diferentes estilos, do contemporâneo ao clássico.

A tinta verde para parede, portanto, é ideal para recantos de leitura, é protagonista de ambientes relaxantes e se presta à experimentação de cores e materiais.

Como implementá-la?

Seja um quadro colorido nas paredes, um papel de parede, um sofá ou simplesmente muita vegetação, o requinte do verde nunca deixa de surpreender, principalmente na sala de estar onde se consegue fazer pequenas revoluções estilísticas, dando personalidade até aos mais essenciais ambientes.

Para a escolha da área a ser pintada, é preferível focar apenas em uma parede, deixar a cor correr por um boiserie, ou pintar as paredes laterais, não em altura total, deixando o teto branco para dar mais luminosidade ao espaço.

Complementar serão os móveis como sofá, poltronas ou almofadas em tom da escala verde ou em contraste (sempre harmonioso) com a nuance escolhida, ou você pode colocá-la (a tinta verde para parede) diretamente na parede pendurando molduras e espelhos em metais brilhantes, como latão ou cobre.

Tons de tinta verde para parede para usar na sala

Tinta verde para parede
Tinta verde para parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/sala-de-estar-casa-interior-projeto-2583032/

E quais são os tons de tinta verde para parede mais indicados a se usar na sala de estar? Dos tons amadeirados ao verde oliva, dos tons claros como o verde jade ao verde claro como o malva, seja qual for o tom que você preferir, todos podem trazer para dentro de casa alguns detalhes que lembram a vida exuberante e selvagem da floresta.

Vamos entender juntos as diferentes combinações e tonalidades de tinta verde para parede às quais a paleta pode gerar. Leia:

1. Sálvia

Empoeirado e envolvente, o verde sálvia também pode ser considerado uma cor neutra: atenuado por um toque de cinza, é a cor ideal para ampliar visualmente os espaços, principalmente em sua versão opaca.

Mais procurado que o cinza para móveis e decoração, consegue ser igualmente versátil e dar aos ambientes diferentes atmosferas dependendo da exposição, da luz e da estação do ano.

Excelente solução também para áreas de trânsito como corredores, mesmo nas variantes mais delicadas, como o verde pálido que lembra a calma da água, ou o muito popular verde malva, menos saturado e, portanto, mais versátil que a sálvia.

2. Esmeralda

A tinta verde para parede em sua versão esmeralda é uma nuance que brilha e nos remete aos interiores das casas coloniais cubanas, uma mistura e combinação de cores fortes e móveis com personalidade.

É uma nuance intensa que é realçada quando combinada com cores escuras e saturadas, como marrom café, azul meia-noite e cinza.

3. Verde pistache

Junto com o verde abacate, pode-se dizer que esta tinta verde para parede está entre as mais vibrantes da paleta verde.

Relembra o ambiente dos jardins mediterrâneos, transmite uma carga energética e vitamínica, ideal tanto no interior como no exterior, ou em geral, caso pretenda criar espaços relaxantes com um aspecto contemporâneo. Nas versões mais “ácidas”, tendendo para a cal, é ideal para mudar radicalmente o visual da sala.

4. Verde água

O verde água pode se situar entre o azul e o verde. Essa tinta verde para parede, em específico, consegue gerar calma, e nos faz vislumbrar horizontes de verão, sendo ideal para casas que se localizam nestes ambientes.

Combina delicadamente com o branco e com pisos em tons claros, fica muito bem com a combinação junto ao azul escuro e talvez com um acessório de decoração em vermelho cereja.

Outra cor a meio caminho entre o azul e o verde é o azul- petróleo: nasceu no final dos anos 1950 no setor de moda e tecidos, uma mistura de turquesa e petróleo. Graças ao seu tom frio e intenso, combina perfeitamente com branco e cinza pérola.

5. Verde floresta

Traz consigo as imagens da mata e tem mais espessura que um neutro. Além disso, nessa tinta verde para parede suas variações são sempre diferentes: são materiais e terrosos, profundos, às vezes mais ou menos brilhantes.

Para evitar o enfraquecimento da cor, seria aconselhável combiná-lo com seus tons mais claros, pode ser facilmente combinado com materiais como madeira, resinas e mármores. O impacto em ambientes claros é notável, com a combinação de papéis de parede com temas botânicos e de selva.

Combinações de tinta verde para parede

1. Tinta verde para parede e rosa

Pode parecer ousado combinar essas duas cores lado a lado, mas na realidade esse esquema sofisticado é frequentemente apresentado em casas de decoradores e clubes da moda. Um bom compromisso para renovar mesmo uma parte da sala, é uma excelente sobreposição para trazer energia para o cômodo, mantendo uma moldura de materiais tradicionais.

2. Tom sobre tom

A sala de estar de cor sólida está tendo um momento de ouro, combinando até os móveis com o mesmo tom das paredes. Cores plenas, continuidade visual, paredes que incorporam prateleiras, estantes e portas.

Particularmente adequado para esta escolha para decorar as paredes é o verde em todas as suas tonalidades, desde o mais claro para um efeito mais arejado, até o mais profundo.

Este foi o nosso guia com dicas de como usar a tinta verde para parede em uma sala. Como podemos ver, são inúmeras as combinações possíveis. Ainda possui dúvidas? Comente abaixo que o responderemos. Até a próxima!