Cores para quarto de bebê: 4 tonalidades que caem muito bem!

As cores para quarto de bebê são importantes, visto que estamos falando do cômodo das pessoas que mais amamos em todo o mundo.

Mais do que nos outros cômodos da casa, as cores das paredes dos quartos infantis são fundamentais. Isto porque os mais pequenos passam muitas horas do dia no quarto e a cor das paredes é muito importante se quiser criar um ambiente sereno e relaxante.

Neste guia, separamos 4 dicas diretas, além de recomendações de combinações de tons que podem combinar muito. Portanto, caso queira dicas de cores para quarto de bebê, chegou ao local certo. Leia com a gente até o final da matéria e saiba mais. Vamos lá!

Cores para quarto de bebê: 4 recomendações!

Cores para quarto de bebê
Cores para quarto de bebê. | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/infantil-menino-interior-quarto-3368016/

1. Cor da parede para o quarto do bebê

Embora muitos pais tenham a tendência de manter o berço do bebê em seu quarto por muitos meses, é certo pensar em mobiliar e pintar também o quarto de um recém-nascido.

Para uma criança tão pequena, é fundamental pintar as cores para quarto de bebê com uma cor relaxante que, ao mesmo tempo, desenvolva a criatividade e a imaginação. Por isso, tenha a luz verde para cores como o azul de papéis de parede, que transmite serenidade e parece regular também os batimentos cardíacos.

Mesmo uma cor neutra, como bege ou marfim, pode dar aquela atmosfera calorosa e acolhedora que um bebê recém-nascido precisa. Em princípio, seja menino ou menina, qualquer cor pastel serve, pois uma cor muito forte pode sobrecarregar um sistema nervoso ainda em desenvolvimento.

2. Cores para quarto de bebê menino

A essa altura, a dicotomia masculino/azul e feminino/rosa está ultrapassada, então você pode dar asas à sua imaginação, seja qual for o sexo do seu filho.

Ultrapassados estes conceitos, para um quarto de menino pode se optar não só por todos os tons de azul, uma cor que promove o sono e tem um efeito calmante, mas também por cores como o turquesa, que liberta tensões e estimula o pensamento, ou o verde água-marinha, que confere equilíbrio e serenidade à criança.

3. Cores para quarto de bebê menina

O mesmo vale para as cores para quarto de bebê de uma menininha, que não se prende mais ao rosa clássico. Ninguém proíbe pintar as paredes do quarto do seu filho com esta cor, que continua a ser um dos tons mais adequados devido às suas propriedades relaxantes e positivas no cognitivo dos mais pequenos.

O único conselho que queremos dar é escolher sempre a variante pastel, para não sobrecarregar a sala com cores muito vivas.

A cor lavanda também é muito adequada para quarto de menina – mas nada impede que também seja usada para quarto de menino – uma cor que transmite paz, serenidade e promove a concentração.

4. Cor de parede para quarto de menino e menina

Se um irmão e uma irmã moram no mesmo cômodo, é necessário usar uma cor que fique bem em ambos.

Repetindo o conceito de que a escolha da cor independe do sexo das crianças, apresentamos algumas cores que vão bem em um quarto compartilhado por um menino e uma menina.

Além das já citadas, sugerimos também o verde, em suas diversas variações, uma cor que transmite tranquilidade e paz aos olhos e é perfeita para o quarto dos pequenos. Já o amarelo pastel tem uma função mais estimulante, pois desenvolve a imaginação e a criatividade das crianças.

Cores ainda menos padronizadas, como verde limão ou lilás, com os móveis certos, podem ajudar a animar um quarto infantil.

Para as paredes dos quartos infantis também existem soluções alternativas para reavivar a cor sólida: adesivos ou mesmo papel de parede com desenhos coloridos para deixar o ambiente ainda mais alegre.

Como pintar um quarto com duas cores?

As combinações de cores para quarto de bebê são infinitas: podemos combinar duas tonalidades de cor semelhantes, para um efeito mais harmonioso, ou optar pela aplicação de duas cores totalmente opostas tanto em tonalidades como em temperatura (por exemplo uma cor clara e uma escura) para destacar o contraste de cores.

Se, por outro lado, você preferir destacar apenas um canto do quarto dos pequenos, é aconselhável usar a cor dupla apenas para a parede mais próxima.

Se quiser pintar o quarto com duas cores, é melhor apostar em tons suaves, mesmo que em alguns casos haja quem opte por pintar todas as paredes de branco e apenas uma colorida, buscando dar luz à ao cômodo das crianças.

Muitas vezes a parede de uma cor diferente é aquela onde fica a cabeceira. As combinações ideais são branco e amarelo, tons de azul e azul claro, além de fúcsia e vermelho.

Como pintar paredes de dois tons?

As cores para quarto de bebê podem ser aplicadas tanto na vertical como na horizontal. Enquanto a divisão horizontal serve para dar uma conotação particular ao quarto, a divisão vertical é utilizada, sobretudo, quando se trata de um quarto dividido entre duas crianças, querendo assim dividir literalmente o espaço em dois. Leia:

1. Parede bicolor horizontal

Ao pintar uma parede bicolor na horizontal, é necessário prestar a máxima atenção à altura da linha de separação, em função do efeito que se pretende obter:

  • Uma linha de separação baixa, aproximadamente na altura dos interruptores, cria o efeito de uma boiserie moderna (técnica que insere molduras de diversos formatos na parede), ideal para dar movimento a uma parede lisa;
  • Uma linha de meia parede é a mais difícil de equilibrar e deve ser explorada colocando sobre ela um móvel, como um espelho ou uma galeria de fotos;
  • Uma linha alta, mais próxima do teto, cria um “efeito caixa” no quarto, onde uma das duas cores costuma ser branca, para garantir a luminosidade do ambiente.

2. Parede bicolor vertical

A parede bicolor vertical é frequentemente utilizada para aumentar a altura de um cômodo, realçar o fundo de móveis de design ou objetos decorativos específicos, colocando-os ainda mais em primeiro plano em relação à parede.

Mudar a cor de uma parede verticalmente também ajuda a identificar melhor as diferentes áreas de um único cômodo, sem precisar usar divisórias reais, em cômodos muito grandes ou espaços abertos, ou no caso de quartos em que dormem dois irmãos.

E então, o que achou do nosso guia com dicas completas de cores para quarto de bebê? Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Até a próxima!