As cores para cozinha pequena podem ser variadas, mas sempre buscando trazer uma sensação de amplitude ao cômodo. A cor, como sabemos, faz muito quando se trata de fazer um pequeno cômodo parecer maior e mais brilhante.
Pensando sobre isso e das maneiras com que a tinta utilizada pode atuar sobre o espaço em questão, quais são os truques para ampliar nossa percepção do espaço na cozinha?
A resposta está não só na otimização dos espaços, mas também e sobretudo nas cores. De fato, a combinação certa de tons não apenas influenciará seu “humor”, mas também ajudará a transformar os efeitos ópticos de sua cozinha. Leia com a gente e confira dicas de cores para cozinha pequena, vamos lá!
As cores certas para ampliar uma cozinha pequena
Para dar amplo espaço a uma cozinha pequena, não é preciso necessariamente uma reforma.
Apenas saber brincar com as combinações de cores para cozinha pequena nos móveis, bancadas, paredes e acabamentos pode dar uma aparência espaçosa a uma cozinha pequena, ampliar visualmente sua metragem quadrada e fazê-la parecer muito maior do que realmente é.
Aqui vão duas dicas básicas na hora de escolher a cor das paredes, acabamentos dos móveis, superfícies e acessórios de uma cozinha pequena:
- Tente se limitar a dois ou no máximo três tons principais (adicione uma cor de destaque extra ousada se você gosta de uma aparência viva e vibrante);
- Leve em consideração a quantidade de luz natural do ambiente e avalie como você pode “distribuir” a cor para otimizar o brilho pré-existente.
5 principais combinações de cores para cozinha pequena

1. Branco, cinza pérola e azul marinho
Esse esquema de cores para cozinha pequena tende a dar uma sensação ampla, fazendo com que a cozinha pareça maior. Opte por paredes e tetos brancos, detalhes em azul marinho em móveis e mobílias, veios e acabamentos em cinza brilhante e toques de amarelo em acessórios para um tom mais brilhante.
São sobretudo os brancos frios que melhor funcionam para personalizar as pequenas cozinhas e transformá-las em espaço e grandeza, são, de fato, os mais eficazes no que diz respeito à ilusão de ótica.
2. Madeira natural, branco brilhante e esbranquiçado
O branco é conhecido por ser o seu melhor amigo quando se trata de ampliar ambientes pequenos: reflete a luz e aumenta a sensação de espaço.
Pode sempre optar por uma paleta de cores monocromática que contemple o branco sobre branco (nas variantes branco brilhante, marfim e off-white), que criam uma solução de continuidade.
Combine o branco com móveis de madeira e parquet que quebram os tons mais frios do branco e dão a uma pequena cozinha um ambiente fresco e moderno.
3. Marrom, cobre e azul
Uma paleta de tons de cobre é outra alternativa atraente para cozinhas pequenas. Móveis em tons de azul, pisos castanhos que se aproximam das cores da madeira, tijolos em tons terracota, acabamentos e detalhes em vermelho terra e castanho escuro ajudam a criar uma sensação de amplitude num ambiente acolhedor e tranquilizador.
4. Amarelo, preto e branco
O amarelo é um tom que aquece o ambiente, dá uma agradável sensação de jovialidade e literalmente faz brilhar um cômodo inundado de luz natural ou artificial.
As paredes amarelas destacam os móveis brancos da mesma forma que as paredes brancas destacam os móveis amarelos. Luminárias e acessórios pretos e pisos de madeira aconchegantes completam esse ambiente alegre e moderno.
5. Cinza antracite, cinza claro e cinza prateado
Atenha-se a um esquema de cores de baixo contraste. Uma mistura de cores monocromáticas em tons de cinza, por exemplo, convida o olhar a perceber uma cozinha pequena como maior do que realmente é.
O truque é saber jogar com tons minimamente descolados entre si (mais claro, mais escuro, médio) e distribuir as cores, buscando implementá-los em um contraste sutil entre superfícies e acabamentos.
Dessa forma, é como se o olho não tropeçasse em transições repentinas da escuridão para a luz. Contrastes muito nítidos, por outro lado, criam uma espécie de limite visual e tendem a tornar o espaço mais estreito.
Um esquema de cores neutras é eficaz, mas um pouco plano demais para o seu gosto? Adicione um toque de cor mais ousado brincando com eletrodomésticos, tecidos e utensílios de cozinha e outros acessórios.
Recomendação final sobre cores para cozinha pequena
Conselho final: você pode substituir parte das portas dos móveis por vitrines, para criar uma maior sensação de profundidade e luz.
Além disso, não hesite em brincar com os materiais, escolhendo cores para cozinha pequena através de tintas brilhantes ou painéis que refletem a luz e também dão uma sensação de espaço. Use luminárias pendentes para destacar um ponto focal particularmente atraente em sua cozinha, como uma ilha ou mesa.
Este foi o nosso guia com boas dicas de cores para cozinha pequena. Use as tintas de acordo com a sua criatividade, mas claro, também seguindo as nossas dicas assertivas. Ficou com dúvidas? Então comente abaixo e até a próxima!