Os tipos de tinta para pintura podem ser bem variados. Tinta para fachadas, tetos ou banheiros, as propriedades de uma tinta diferem consoante a superfície a aplicar e a sua exposição: microporosa, anti umidade, anti mofo, antiferrugem, inodora, etc.
Neste guia, separamos informações de auxílio na escolha correta da tinta, levando em conta uma série de fatores determinantes. Leia com a gente e saiba mais sobre os tipos de tinta para pintura, vamos lá!
O revestimento e o ambiente determinam o tipo de tinta a aplicar
Antes de iniciar seu projeto de pintura, é importante conhecer os diferentes tipos de tinta para pintura, buscando assim escolher a que melhor se adapta ao revestimento. De tinta à base de água a esmaltes à base de solvente, aqui está um breve resumo para orientá-lo na escolha.
Partindo das características principais, tempo de secagem, fixação, aspecto, etc., deverá conseguir escolher rapidamente aquela tinta que corresponde às suas expectativas.
4 perguntas para orientar a escolha da tinta
Para começar e orientar sua escolha corretamente, você deve se fazer as 4 perguntas a seguir:
- Qual é o revestimento: cerca, portão, forro, laje, parede comum?
- Qual é a natureza do revestimento: madeira, ferro, gesso, cimento?
- Onde é colocado o revestimento: local interno, interno úmido, externo?
- Se for uma pintura interior, qual cômodo da casa: cozinha, banheiro, quarto?
Outras questões, secundárias, mas não menos importantes, irão orientá-lo na escolha da melhor tinta. Leia:
- Camada única (uma demão), camada dupla (duas demãos) ou aplicação padrão?
- Inodora?
- Com forte poder de cobertura?
Tipos de tinta para pintura
Tinta acrílica ou tinta à base de água
Tipos de tinta para pintura em fase aquosa ou à base de resinas, seja qual for a sua composição, estas são as tintas que devem ser preferidas.
As tintas para paredes internas são agrupadas principalmente nesta categoria, embora as tintas à base de água sejam cada vez mais encontradas entre todos os tipos de tinta para pintura.
As tintas à base de água, nos últimos anos, orgulhosamente derrubaram as tintas à base de óleo (gliceroftálicas). Só têm vantagens: são inodoras, foscas, secam rapidamente e basta água para limpar os utensílios.
É melhor você se inclinar para esses tipos de tinta para pintura, a menos que seu revestimento tenha problemas específicos. Mas não desista, existem produtos adequados que lhe permitirão aplicar a sua tinta acrílica.
Tintas à óleo ou à base de solvente
Em declínio devido à sua composição, as tintas à base de óleo (gliceroftálicas) ou à base de solvente ainda se defendem: têm excelente poder de adesão. Seu conteúdo em compostos orgânicos voláteis permanece muito alto, por isso é melhor usá-las apenas ao ar livre ou passar para uma tinta à base de água.
São diluídas com thinner e este diluente também é usado para limpar ferramentas de pintura. Resistentes ao tempo e com cheiro muito forte, as tintas à base de óleo não deixam o revestimento respirar.
Tinta para parede comum
A tinta para parede comum geralmente é uma tinta acrílica ou tinta em fase aquosa. Se há 15 anos essas tintas eram confortáveis, mas de baixa qualidade, sua formulação hoje garante um ótimo resultado.
Inodora, bom poder de cobertura e limpeza com água são suas principais características. Esses tipos de tinta para pintura podem ser de camada dupla ou camada única. Dependendo do tipo escolhido, pode ser muito mais carregado de pigmento e, portanto, mais fosco.
Tinta decorativa
Esta categoria inclui diversos tipos de tinta para pintura, também chamadas de “tintas de efeito”. Essas tintas têm duas vantagens: são foscas e espessas.
As tintas com efeitos escondem as paredes arruinadas e irregulares, evitando um grande trabalho de raspagem, além disso, decoram “dois coelhos com uma cajadada só”. Você pode encontrar tintas com efeito jateado, tintas com efeito cimento, mas também efeitos perolados, brilhantes ou metálicos.
A lista continua. Podemos incrementar a decoração com uma tinta preta ou branca com efeito lousa, ideal para quartos de crianças ou para complementar a cozinha.
Tintas para chão
As tintas deste tipo, na maioria das vezes à base de poliuretano, resistem a todos os testes. Para repintar o chão de uma garagem, com bom preparo, resistem aos pneus quentes dos veículos e são altamente resistentes a lavagens, gorduras e hidrocarbonetos.
Existem também tintas especiais para pavimentos interiores, que garantem a renovação de um antigo pavimento de cimento, parquet ou laminado. Possuem excelente aderência, o que permite pintar sem produto base. Perfeito para uma reforma de baixo custo e ganho de tempo garantido!
Tinta antiferrugem ou tinta ferro
A tinta antiferrugem contém, como o próprio nome indica, um aditivo antiferrugem. É perfeito para o seu portão, grades de proteção e outros revestimentos metálicos.
Você poderá escolher entre tipos de tinta para pintura à base de água ou à base de solvente, mas as que são à base de solvente continuam sendo as mais resistentes. São elas que, pela sua composição, garantem uma melhor retenção do inibidor de ferrugem.
Tinta em spray
São as tintas ideais para repintar pontos de difícil acesso, salas ou objetos com partes elevadas. A sua composição oferece uma ampla gama de possibilidades: para um veículo, uma bicicleta, efeitos diversos, etc.
Tintas para reforma
Com a possibilidade de endurecer sem primer, apenas uma ligeira lixagem e desengorduramento, pode repintar tudo (ou quase tudo)! Móveis laminados, móveis de cozinha, azulejos, etc.
Firma-se a todos os revestimentos, são ultra resistentes às manchas e lavagens. Algumas são resistentes a jatos de água e, portanto, podem ser aplicadas nas paredes do box do chuveiro em seu banheiro.
Tinta para cozinha e banheiro
Não devem ser confundidas com tipos de tinta para pintura de remodelação. São parentes das tintas de parede comuns, mas têm resistência à umidade muito superior. As tintas para cozinha e banheiro resistem à condensação e à lavagem. Você também pode optar por aquelas com propriedades anti mofo.
Tintas para fachadas
Nos tipos de tinta para pintura de fachadas, podemos escolher entre:
- A clássica pliolite, que é diluída com thinner ou outro tipo de solvente;
- A hidropliolita, que oferece as mesmas características técnicas da pliolita e as mesmas características práticas da tinta acrílica;
- Acrílica, recomendada para novos revestimentos externos;
- Tinta de siloxano, que oferece extrema resistência às intempéries, ideal perto do mar e na serra.
Tinta ecológica
Também conhecida como tinta orgânica, é feita com produtos naturais. Perfeita para quartos infantis e para os amantes da natureza que se preocupam com o meio ambiente. Requer um revestimento bem preparado e em bom estado.
Este foi o nosso guia com dicas dos tipos de tinta para pintura. Caso ainda tenha dúvidas sobre a matéria, comente abaixo que lhe responderemos. Até a próxima!