Cores de tintas quentes: veja as 4 mais utilizadas!

Cores de tintas quentes podem ser ótimas para criar espaços mais vívidos, ao mesmo tempo em que o contraste com outros tons auxilia na beleza dos cômodos. A escolha de cores quentes para as paredes deve ser feita pensando especialmente nos móveis.

As tonalidades das paredes são um aspecto fundamental para qualquer projeto de decoração que se preze: será de fato parte integrante do ambiente e deve casar perfeitamente com o móvel que você escolher. Por isso, a escolha deve ser feita com cuidado.

Nesse sentido, uma opção muito popular hoje é escolher cores de tintas quentes para as paredes da casa. Excelente solução para a sala de estar, mas também muito utilizada no quarto.

Neste guia, vamos ajudar você trazendo maiores informações sobre essas cores, como as suas diferenças com as tonalidades frias, além de dicas de como usá-las nos cômodos de nossas casas. Então, caso esteja pensando em usar as cores de tintas quentes em sua casa, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá!

Cores de tintas quentes x cores frias: as diferenças!

Cores de tintas quentes
Cores de tintas quentes. | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/arquitetura-castanho-constru%c3%a7%c3%a3o-3824660/

As cores de tintas quentes são definidas como todas aquelas incluídas na gama cromática que vai do amarelo ao vermelho.

São as cores que transmitem a ideia de calor, porque estão associadas à luz do sol ou ao fogo, sugerem paixão, ativismo, confiança, bem como otimismo. Por outro lado, as cores frias dão uma ideia de calma, descanso e contemplação.

No entanto, a distinção entre cores de tintas quentes e frias não é apenas teórica ou um fim em si: nos últimos anos, mais e mais estudos se concentraram no impacto emocional das cores e em como elas são capazes de influenciar o humor.

Tudo isso teve efeitos importantes em muitos setores, desde móveis até design de sites. A psicologia das cores afeta diretamente nossa vida, tanto que no design de marcas e marketing vem sendo usada de maneira absurdamente eficaz há décadas.

Características das cores de tintas quentes

A principal característica das cores de tintas quentes é que elas são capazes de transmitir vivacidade, alegria e, como o próprio termo sugere, “calor”. Resumindo, a cor afeta diretamente as percepções e sensações, não é apenas uma questão de estética.

Por exemplo, ao optar por pintar as paredes com cores de tintas quentes e vivas como amarelo, laranja e vermelho, será obtida uma ação estimulante, energizante e vital. Por exemplo, o vermelho pode estimular a conversa, o laranja poderá induzir dinamismo, enquanto o amarelo pode melhorar o desempenho intelectual.

Uma sala de jantar laranja, por exemplo, não só deixa você de bom humor e transmite energia, mas também estimula o apetite e o metabolismo.

Sensações fundamentais também para a cozinha: tomar o café da manhã ou preparar o almoço num cômodo dominado, por exemplo, pelo amarelo, pode criar imediatamente o ambiente certo para o ânimo necessário para o restante do dia.

Ter paredes em cores de tintas quentes produz uma série de efeitos benéficos. Por exemplo o calor que conseguem transmitir, criando um ambiente envolvente e intimista. Além disso, esse tipo de tinta é capaz de dar uma percepção de espaço dilatado e amplo.

Portanto, ao escolher cores de tintas quentes para as paredes, você deve sempre ter em mente o resultado que deseja alcançar. Em suma, uma casa com o tom de cor certo pode proporcionar bom humor e bem-estar.

Cores de tintas quentes: como usá-las?

A escolha das cores quentes para as paredes depende, portanto, de muitos fatores, inclusive do ambiente que se deseja pintar: aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo as características das diferentes cores quentes. Leia:

1. Amarelo

O amarelo é uma cor que transmite energia e vivacidade, excelente para usar em uma sala de trabalho, pois estimula o desempenho intelectual. Existem muitos tons disponíveis: ocre, mel, limão, mas também o elegante amarelo dourado.

O ideal é escolher apenas uma parede da sala e pintá-la de amarelo, adicionando depois elementos de decoração que remetem a esta cor, como almofadas, sofás ou um armário.

2. Laranja

O laranja é a cor ideal para criar brilho em um ambiente de estilo moderno, mas pode dar aconchego a uma sala mobiliada de forma clássica.

Se você busca cores de tintas quentes para as paredes da sala, por exemplo, os diferentes tons de laranja podem ser uma excelente solução. É uma cor ideal para combinar com cortinas, almofadas, tapetes e outros estofados.

3. Vermelho

O vermelho é a cor da vivacidade por excelência e também é ideal para a sala, mas também pode ser a escolha certa se você busca cores quentes para as paredes do quarto. Sem dúvida domina e cria um efeito avassalador, mas também muito íntimo. Afinal, é a cor da paixão.

Combina bem com móveis refinados e de estilo barroco, mas também é ideal para uma casa com estilo étnico.

4. Salmão

Outra solução a considerar, principalmente se tiver que escolher cores de tintas quentes para as paredes da cozinha, é o salmão, que dá um toque chique. Combinado, claro, com azulejos do mesmo estilo, cria um ambiente elegante, que se adapta a uma sala de estar clássica, mas também a uma escolha mais moderna.

E então, o que achou das nossas dicas de aplicação das cores de tintas quentes? Qual das quatro tonalidades acima citadas é a sua favorita? Deixe seu comentário abaixo e contribua com o conteúdo. Até a próxima!