Tinta vermelha para parede: 5 ambientes onde combina muito!

A tinta vermelha para parede é uma das mais presentes em cozinhas que buscam por sensações mais vívidas, mas também podem ser usadas em outros cômodos da casa.

Se antes se preferia pintar a casa com cores claras e neutras, as novas tendências em termos de móveis e estilo exigem que uma ou mais paredes sejam cobertas com cores fortes e decisivas.

Ter uma parede vermelha é uma escolha ousada, mas que pode dar caráter e personalidade ao ambiente. Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas sobre como usar a tinta vermelha para parede na sua casa, de acordo com cada cômodo, além de outras dicas interessantes. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!

Parede vermelha: os cômodos mais adequados

Tinta vermelha para parede
Tinta vermelha para parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/porta-muro-vermelho-amarelo-casa-2103035/

O vermelho é uma cor quente muito forte, aumenta a frequência cardíaca e respiratória do observador, é excitante e estimulante. Por essas e outras características, a tinta vermelha para parede sempre esteve associada a um ambiente de trabalho ou a uma sala utilizada, sobretudo, durante o dia.

Nos últimos anos, porém, essa tendência foi derrubada e encontramos paredes dessa cor “desafiadora” até nos quartos. Trata-se de combinar a parede com a mobília certa, para um resultado altamente eficaz.

Nem sempre é fácil, visto que se trata de uma tonalidade com uma personalidade extremamente forte. Em caso de dúvidas, vale a pena contratar um pintor profissional e um designer de interiores para ajudar na escolha.

Buscando auxiliá-lo na implementação da tinta vermelha para parede, abaixo mencionamos quais são os cômodos mais adequados para este tom, além de algumas dicas de como aplicá-lo. Leia:

1. Tinta vermelha para parede na sala de estar ou na entrada da casa

A tinta vermelha para parede na sala ou na entrada pode mudar totalmente o seu visual. Com base na tonalidade, é possível equilibrar as dimensões da sala: um vermelho cereja vivo e brilhante pode expandir opticamente os espaços, enquanto um vermelho púrpura redimensiona os espaços muito grandes e dispersivos.

Você tem que andar por um longo corredor para chegar à sua sala de estar? Pinte a parede traseira de vermelho brilhante para atrair imediatamente os convidados quando eles entrarem em sua casa.

Novamente, é algo que pode mudar bastante. Dependendo da luminosidade externa e natural que entre pelas janelas, é possível que o tom fique distorcido. Na dúvida, lembre-se da nossa dica: contrate um designer de interiores profissional para melhores dicas.

2. Parede vermelha na cozinha

A parede vermelha na cozinha também está muito na moda nos últimos anos, perfeita com móveis brancos, pois dá calor e vitalidade ao ambiente. Escolha-a apenas se os espaços não forem limitados. Perfeito em cozinhas de espaço aberto com vista para a sala de estar.

É interessante, portanto, usar a tinta vermelha para parede em cozinhas americanas, ou seja, aquelas que são abertas e possuem apenas uma bancada que serve como ponto visual de separação.

Caso não queira aplicar a tinta de forma direta, é possível “brincar” através de papéis de parede (impermeáveis, já que é um ambiente bem úmido) ou então ladrilhos hidráulicos, estes que podem assumir diferentes formas e até mesmo complementar a decoração do cômodo.

3. Tinta vermelha para parede em áreas de estudo ou escritório em casa

Se, por outro lado, houver um escritório ou uma sala dedicada exclusivamente ao trabalho e à concentração na casa, é preferível evitar uma tinta vermelha para parede, pelo menos não na frente da mesa.

E por que? Essa recomendação existe porque a cor vermelha distrai a mente e impede que ela se concentre em tarefas que exijam atenção. Nestes espaços, opte por um tom mais neutro ou leve, como cinza ou então azul bebê.

5. Parede vermelha no quarto

Geralmente uma cor tão estimulante como o vermelho deve ser evitada em quartos, pois estes são dedicados ao descanso. Mas, caso opte por uma cor de base púrpura – como o bordeaux – ou frio, a sensação de intimidade e tranquilidade está garantida.

Algumas dicas de como combinar uma parede vermelha

Se uma parede toda dessa cor pode ficar muito forte, é possível criar efeitos bicolores, talvez pintando uma parede de vermelho e branco ou vermelho e cinza, com desenhos geométricos ou deixando uma moldura ao redor.

Quem quer dar um toque de glamour a um ambiente pode optar por uma parede vermelha com glitter, uma das últimas tendências em decoração de interiores.

Uma parede vermelha torna o ambiente imediatamente acolhedor e convidativo e, dependendo da decoração, dá um ar clássico ou contemporâneo à casa.

Você pode brincar com os contrastes e usar tecidos e acessórios amarelos ou pretos, ou pendurar um espelho antigo na parede vermelha, para dar um efeito barroco ao conjunto. Mesmo uma estante aberta, com o jogo de sólidos e vazios, realça elegantemente uma parede pintada de vermelho.

Parede externa da casa pintada em vermelho

Vai usar tinta vermelha para parede externa da casa? Está pensando em pintar a fachada toda de vermelho? Mais do que nunca, é essencial comprar a tinta adequada para a parte externa da casa.

Nestes casos, recomendamos que procure por tintas com tecnologia impermeável, as famosas “tintas emborrachadas”, que não somente impedem o mofo na parte interna da casa, como também possuem uma durabilidade acima do normal. Uma das melhores marcas neste segmento de tintas é a Suvinil.

Este foi o nosso guia com dicas de aplicação da tinta vermelha para parede. Esperamos ter auxiliado com nossas recomendações. Deixe seu comentário e até a próxima!