Os tipos de tinta para parede variam de acordo com sua função, além de qualidade e marca escolhida. Escolher a melhor tinta para parede é sem dúvida o primeiro passo a dar quando se pretende pintar a sua casa.
Claro, você também pode entrar em contato com uma empresa especializada para realizar o trabalho para você, mas pintar você mesmo a sua casa é certamente uma das maneiras mais convenientes de dar um ar fresco e limpo à sua residência.
Pintar as paredes em si é uma operação bastante simples de realizar, requer apenas um pouco de tempo disponível (principalmente para os tempos de secagem entre uma demão e outra), o equipamento certo e um pouco de familiaridade com cores e pincéis.
Obviamente o resultado vai depender muito da sua habilidade, mas se você não precisa criar paredes com cores específicas, com decorações ou motivos complexos, ou usar técnicas de pintura difíceis, mas apenas cal, certamente pode se aventurar de maneira autônoma.
Antes de começar, porém, deve-se escolher a melhor tinta para paredes, ou seja, aquela que melhor atende às suas necessidades: é melhor, portanto, uma tinta transpirante, lavável ou a isolante térmica? Vamos ver os diferentes tipos de tinta para parede e qual escolher. Leia conosco!
Tipos de tinta para parede: qual modelo escolher para pintar a sua casa?
Existem no mercado diferentes tipos de tinta para paredes interiores, entre estas destacam-se a tinta lavável, a tinta transpirante e a tinta isolante térmica. Entenda em detalhes as características de cada uma delas, ou seja, cada um dos tipos de tinta para paredes:
1. Tinta lavável
A tinta lavável, como o nome sugere, é um dos tipos de tinta para paredes que oferece uma série de vantagens, como alta opacidade, facilidade de distribuição nas paredes e, principalmente, a possibilidade de ser “lavada” sem danificá-la por ser repelente à água. É adequado para qualquer divisão da casa e, em particular, para aquelas divisões onde as paredes ficam sujas, como os quartos das crianças, por exemplo.
Se você optar por pintar sua casa usando tinta branca lavável, pode ter certeza de que pode limpá-la a qualquer momento.
2. Tinta transpirante
A tinta transpirante é aquela que permite a passagem do ar, fazendo com que as paredes respirem e afastando a umidade: se optar por um branco transpirante para a cozinha e banheiro, terá um resultado úmido e anti-mofo (em muitos casos, no entanto, é aconselhável passar primeiro um produto anti-mofo específico para reforçar o resultado).
3. Tinta isolante térmica
Finalmente, a tinta isolante térmica se caracteriza por uma mistura particular formada por microesferas que se colocam entre a parede e a tinta, evitando a formação de condensações e mantendo as paredes a salvo de mudanças bruscas de temperatura.
Preparação das paredes e valores das tintas
Nos três casos, obviamente, qualquer que seja o tipo de cor que você escolher para pintar as paredes de sua casa, é bom preparar as paredes com lixa – para alisá-las – fechando eventuais buracos e rachaduras com massa corrida. O resultado final, com paredes de base lisas e uniformes, será muito melhor.
Sendo as paredes interiores da casa, o conselho não é escolher exclusivamente por uma questão de poupança, mas sim selecionar não só o tipo de tinta mais adequado de acordo com o espaço a pintar, como também a qualidade da própria tinta.
Tinta para paredes: as vantagens do branco e com quais cômodos usá-lo?
Entre as cores dos tipos de tinta para parede, a mais utilizada sempre foi a branca, ainda que, a partir do gosto pessoal, da localização e do estilo de mobília adotado, as paredes possam ser pintadas da cor que você desejar.
No entanto, o branco é quase sempre uma escolha vencedora por vários motivos:
- É a cor mais fácil de pintar as paredes da sua casa;
- É o mais fácil de retocar;
- É o mais fácil de cobrir com qualquer outra cor;
- Dá luz aos quartos;
- Faz os cômodos parecerem maiores;
- Adapta-se a qualquer tipo de móvel;
- É a nuance que dá menos dúvidas.
Com quais tipos de móveis uma tinta de parede branca é perfeita? Combina com praticamente todos os estilos, mas é perfeito para móveis shabby chic, para estilos de móveis clássicos e até industriais, para ser alternado com paredes de tijolos aparentes.
Se optar por pintar as paredes da casa de branco, o importante é criar contrastes cromáticos graças à escolha de móveis que lhe valorizem. Caso contrário, o risco é criar um ambiente excessivamente minimalista, que pode ser “frio” demais para alguns.
Uma escolha vencedora também é pintar algumas paredes da mesma sala de branco, enquanto outras paredes com cores que vão bem, que podem ser verde, azul (muito adequado para quartos), laranja ou vermelho se, em vez disso, você escolher um estilo mais brilhante.
E então, o que achou das nossas dicas de tipos de tinta para parede? Gostou? Vai pintar as paredes com qual tipo mencionado? Comente abaixo e até a próxima!