Qual a melhor tinta para pintar piso? Pintar um piso é possível, mas que tipo de piso é esse? É um piso de concreto, azulejo ou madeira? É um piso exterior ou interior? Qualquer revestimento pode ser pintado, o que merece mais atenção é prepará-lo adequadamente e escolher a tinta para piso mais adequada entre as várias disponíveis.
Neste guia, separamos dicas com características da pintura do piso, dois principais tipos de tintas usadas e 6 recomendações de pintura de acordo com o revestimento que será pintado. Leia com a gente e descubra qual a melhor tinta para pintar piso. Vamos lá!
Características da pintura do piso
Qual a melhor tinta para pintar piso? Ao contrário da tinta de parede, a tinta de piso não é apenas muito resistente a impactos, arranhões e abrasão, mas também à umidade. Outra das suas qualidades, e não menos importante, é ser antiderrapante.
Inicialmente utilizada no setor industrial, está cada vez mais entrando em nossas casas, principalmente durante as reformas. Na verdade, ela permite que você mude a aparência de um piso de ladrilhos antigos de maneira rápida e barata.
Fácil de aplicar, garante resistência a arranhões e produtos químicos e possui bom tráfego de pedestres, tanto que é muito utilizado em ambientes movimentados (locais públicos). O custo varia de acordo com as características do produto. Na maioria dos casos, são produtos de dois componentes adequados para revestimentos específicos.
Composição da tinta para piso
1. Tinta de chão à base de água
A tinta de piso à base de água é geralmente usada para interiores porque tem um odor menos forte e porque sua composição à base de água a torna menos tóxica. No entanto, é menos durável do que uma tinta para piso à base de solvente.
2. Tinta de piso à base de solvente
A tinta de piso à base de solvente é normalmente aplicada ao ar livre porque resiste bem à umidade e à luz ultravioleta e tem um odor desagradável e potencialmente tóxico. Uma distinção pode ser feita entre tinta de poliuretano e tinta epóxi.
Tipos de tintas para pisos com base na natureza do substrato
Afinal, qual a melhor tinta para pintar piso? As tintas para pisos estão disponíveis em diferentes formulações, dependendo da superfície em que serão aplicadas:
- Pisos de azulejo;
- Pisos de chuveiro;
- Pisos laminados;
- Pisos de madeira;
- Pisos de concreto;
- Pavimentos de terraços e varandas.
Qual a melhor tinta para pintar piso de azulejo?
A tinta para pisos cerâmicos tem a vantagem de aderir diretamente ao revestimento, sem a necessidade de um produto base. Como alternativa, você também pode escolher uma tinta de piso clássica, mas primeiro precisará aplicar um primer de adesão.
Indicada apenas para uso interno, é uma tinta acrílica muito resistente, de fácil manutenção e lavável com qualquer detergente. Pode ser aplicada com pincel de cerdas macias ou rolo de pelo curto.
Pintura para pisos de chuveiro
Qual a melhor tinta para pintar piso? Se você deseja pintar o piso do chuveiro, existe apenas uma tinta adequada: a tinta epóxi. É um produto impermeável que evita infiltrações de água e surpresas desagradáveis. Ao mesmo tempo é altamente respirável, anti-condensação e anti-mofo, sendo por isso ideal para ambientes úmidos como o box do banheiro.
É fácil de aplicar e geralmente não é necessário um primer. Basta respeitar as recomendações do fabricante quanto à temperatura durante a aplicação e ao tempo de espera entre as demãos.
Tinta para pisos laminados
Você pode não saber, mas pisos laminados podem ser pintados. Embora possa parecer mais conveniente trocá-los, pintá-los pode economizar tempo e dinheiro. Você pode aplicar tinta de piso em piso laminado da mesma maneira e usando a mesma tinta dos azulejos comuns, citados anteriormente.
Qual a melhor tinta para pintar piso de madeira?
Um piso de madeira tem seu charme, mas se o seu piso envelheceu muito ou se deseja modernizá-lo com tinta para piso, pode fazê-lo facilmente. No entanto, é necessária uma excelente preparação do revestimento para evitar surpresas desagradáveis devido à má adesão.
Neste caso, o mais recomendado é o uso de esmalte sintético, mas também da tinta epóxi. No primeiro caso, é recomendável a aplicação de um fundo de verniz, para preparar o piso e receber o esmalte com maior qualidade.
Tinta para pisos de concreto
Utilizada para pintar piso de garagem ou oficina, a tinta especial de cimento ou concreto resiste a pneus de automóveis, graxas e mudanças de temperatura. A tinta de poliuretano é definitivamente adequada para este tipo de revestimento, até mesmo para entradas de casas onde não há proteção externa contra chuva, vento, etc.
Verniz para pisos de terraços e varandas
Semelhante à tinta para pisos de concreto, a tinta especial para terraços e varandas é impermeável e muito flexível. Isso o torna resistente ao mau tempo e às mudanças de temperatura.
Este foi o nosso guia com dicas sobre qual a melhor tinta para pintar piso. Como podemos ver, não existe “a” melhor tinta, mas sim a que melhor se encaixa de acordo com o revestimento usado em sua casa. Ficou com dúvidas? Comente abaixo e até a próxima!