Como escolher a tinta para parede? 10 dicas essenciais!

Como escolher a tinta para parede? As tintas decorativas conferem beleza ao interior. As tintas vernizes, foscas e de outros efeitos conferem aos móveis e paredes um estilo moderno, clássico, rústico ou de design específico.

Neste guia, separamos diferentes categorias de tintas decorativas e um guia de escolha com base na aplicação realizada. Portanto, leia com a gente e confira dicas especiais sobre como escolher a tinta para parede. Vamos lá!

As diferentes categorias de tintas decorativas

Como escolher a tinta para parede?
Como escolher a tinta para parede? | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/azulejos-tecidos-vitrificados-%c3%adndia-1478500/.

Como escolher a tinta para parede? Esqueça o papel de parede da vovó ou o eterno recipiente sujo de tinta branca por um momento e concentre sua imaginação em tintas de efeito metálico, tintas brilhantes e tintas de chumbo branco brilhante.

Saia dos padrões, abra-se para as cores e poderá escolher entre diversos tipos de produtos decorativos. Confira as diferentes categorias de tintas decorativas que existem:

Primer ou tintas de primeira camada

Primers e tintas de primeira mão são tintas um tanto especiais, e são usadas para preparar os revestimentos nos quais as tintas decorativas serão aplicadas posteriormente.

Os primers e tintas de primeira mão geralmente permitem tornar as superfícies homogêneas, sólidas e lisas com um branco bonito e de boa cobertura, aumentando a aderência da tinta que se vai aplicar. Alguns revestimentos requerem tintas específicas (PVC, alumínio, etc.).

Tintas de efeito

As tintas de efeito são tintas com as quais qualquer sonho decorativo é permitido. Fosco, brilhante, acetinado, cintilante, metálico ou mesmo com efeito de concreto encerado: você será limitado apenas por seus gostos e sua ousadia.

Tintas spray 

Como escolher a tinta para parede? As tintas spray, destinadas a superfícies de pequena/média dimensão, têm um resultado relaxante, uniforme e muito limpo. Também encontrará nesta gama muitas tintas técnicas como as resistentes a altas temperaturas.

Verniz

Pintado ou não, o verniz protege as superfícies onde é aplicado e confere brilho, caráter e modernidade a um interior. Por esses e outros motivos é usado até mesmo como tinta de finalização, logo após a aplicação de outros tipos.

Pátina

A pátina permite simular o efeito do envelhecimento sem ter que esperar 50 anos, e, ou seja, você vai concordar, acaba sendo algo bastante prático. Ideal para quem quer criar ambientes vintage em toda a casa. 

Estêncil

Para um pouco mais de imaginação e originalidade, os estênceis podem te ajudar. Escrever o nome dos filhos na porta do quarto, “Amor” nas paredes do quarto do casal, entre vários outros exemplos, são inúmeras as ideias que podem ser postas em prática.

Como escolher a tinta para parede?

Como escolher a tinta para parede? Uma vez escolhido o efeito decorativo, a primeira coisa a fazer é verificar o revestimento sobre o qual vai aplicar a tinta. Então, você pode – e deve – escolher, com base na aplicação que realizará. Entenda:

Aplicação na parede

Para aplicar corretamente uma tinta decorativa em suas paredes, você terá que começar aplicando um primer ou uma primeira demão de tinta. Você pode então aplicar a tinta decorativa para obter um resultado ideal.

Com alguns tipos, você poderá completar seu trabalho com a aplicação de uma substância protetora que irá melhorar a fixação da tinta decorativa ao longo do tempo. Portanto, adicione este tipo de produto de acabamento aos seus critérios de seleção.

Nunca pinte papel de parede, pois o resultado final será uma bagunça. Nunca se esqueça, antes de pintar, de lixar, desengordurar, tirar o pó, lavar e secar as paredes.

Aplicação no banheiro e na cozinha

Para renovar móveis, paredes, bancada ou pintar o chão, deve-se optar por tintas anti umidade e/ou laváveis e/ou tintas específicas criadas especificamente para cozinha e banheiros.

Estas tintas têm aditivos para resistir à umidade ou condensação e as tintas específicas (para bancadas, etc.) têm uma base de cor à qual é adicionada uma camada de verniz protetor que as torna resistentes às agressões ambientais.

Aplicações em móveis ou objetos

Como escolher a tinta para parede? Em geral, uma pátina, folhagem dourada e, porque não, um verniz brilhante são aplicados a este tipo de revestimento.

Caso queira pintar este tipo de superfícies pequenas, pode usar um pincel, mas lembre-se que também existem latas de spray, o que facilitará muito o seu trabalho com um resultado significativamente melhor.

A variedade de representações de cores na ampla gama de tintas em spray irá ajudá-lo em quase todos os esforços de decoração e em quase todos os materiais.

Você também encontrará tintas e vernizes técnicos em versão spray, destinados principalmente à decoração de lustres, bicicletas, motocicletas, eletrodomésticos, etc. Existem até tintas spray temporárias para os indecisos.

Acabamento e proteção

Como escolher a tinta para parede? Você também pode optar por proteger uma superfície já pintada ou cuja particularidade aprecie (aspecto envelhecido, desenhado ou feito à mão, etc.). Neste caso, você deverá optar por vernizes transparentes (também disponíveis em spray) que permitirão preservar a aparência original da superfície, protegendo-a.

Este foi o nosso guia completo com dicas de como escolher a tinta para parede, onde explicamos os diferentes tipos existentes, além das diferenças de escolha com base na aplicação. Ficou com dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo que o responderemos. Até a próxima!