A tinta anti mofo é um material que deve ser presente na casa de todas as pessoas, não somente para quando se é necessária uma pintura completa. É um item que protege diversos revestimentos, e, por isso, é sempre bom tê-lo na sua despensa de materiais e ferramentas aí na sua casa.
Graças à sua composição, que inclui diversos tipos de fungicida, a tinta anti mofo destrói os fungos que se desenvolvem com a umidade, nocivos para os revestimentos e nocivos para a saúde. É um item, portanto, que não protege somente a sua casa, como também à saúde de sua família inteira.
Com o tempo, degradação por causa de agentes externos como o tempo, chuva e frio, além de calor e umidade, é natural que alguns mofos e outros microrganismos comecem a surgir nas paredes de sua casa através de manchas: esses são os mofos, causados pelo excesso de umidade.
Para resolver isso, basta ter em mãos uma tinta anti mofo. Mas quando, como e onde aplicá-la? Como funciona e quais são seus limites? Neste conteúdo, preparamos um guia completo de uso da tinta anti mofo. Leia com a gente e saiba mais sobre o assunto em questão, vamos lá!
Características técnicas da tinta anti mofo
A tinta anti mofo e anti umidade é geralmente uma tinta em fase aquosa com um fungicida em sua composição final.
Elimina fungos e esporos microscópicos prejudiciais à saúde de todos os presentes da família. A maioria das tintas anti mofo são feitas de resina acrílica para melhor adesão a muitos revestimentos, mas também para boa resistência à umidade.
O látex pode fazer parte de sua composição para melhorar sua vedação, evitando ainda mais que a umidade tome conta do espaço. É uma tinta lavável que pode ser aplicada em uma parede úmida, ou seja, até mesmo naquelas que já foram tomadas pela umidade.
Mofo e os seus riscos para a saúde
Os fungos microscópicos do mofo são muito voláteis e se espalham rapidamente pelo cômodo e pelo ambiente. Esse fenômeno apresenta vários riscos à saúde, incluindo:
- Irritação do sistema respiratório;
- Asma;
- Doenças;
- Alergias;
- Rinite;
- Bronquite;
- Vermelhidão e coceira;
- Irritação da pele;
- Dor de cabeça.
Além dos efeitos negativos para a saúde, o mofo não poupa a sua casa. Exala um cheiro desagradável e degrada a residência, atingindo até os móveis. Portanto, caso tenha notado um crescimento mesmo que pequeno na quantidade de mofos pelas paredes de sua casa, comece a agir o quanto antes.
Arraste os móveis das paredes, principalmente os maiores, como os guarda-roupas, compre uma tinta anti mofo, limpe as paredes antes de aplicá-la para tirar quaisquer musgos que possam ter sido criados, e, por fim, aplique a tinta na parede em questão.
Tinta anti mofo ou anti umidade: utilidade e limites!
Deve-se ter em mente que as tintas anti mofo são preventivas e curativas, mas têm limites. É essencial resolver o problema que causa a umidade para evitar que ela volte.
Uma boa ventilação permite evitar os riscos associados à umidade. O mesmo vale para isolamento térmico ou encanamento. A eficácia do isolamento deve ser verificada e qualquer risco de vazamento deve ser evitado.
Em quais cômodos devemos aplicar uma tinta anti mofo?
O revestimento deve ser bem preparado antes de aplicar uma tinta anti mofo. Pode ser aplicado preventivamente em uma casa recentemente feita ou durante uma reforma em alguns cômodos de risco, como alguns que geralmente são mais úmidos:
- Banheiro;
- Cozinha;
- Lavanderia;
- Garagem;
- Salas subterrâneas.
Após a aplicação, se houver umidade ambiente, o mofo não se desenvolve ou se desenvolve pouco. Se aparecerem vestígios de mofo de forma anormal, verifique se a ventilação do local está em um nível de qualidade.
Verifique a impermeabilidade das paredes e elimine todos os riscos de infiltração. Se aparecer mofo no teto, verifique o telhado e as calhas, uma telha rachada pode ser a causa da infiltração. Se aparecerem vestígios de umidade em uma parede interna, é possível que a causa do problema seja um vazamento de um cano.
Como aplicar uma tinta anti mofo?
Geralmente de cor branca, a tinta anti mofo pode ser tingida com uma percentagem máxima de 5% de corante de tinta universal. Verifique as recomendações do fabricante. Seguem algumas ferramentas de pintura necessárias para sua aplicação:
- Escova redonda;
- Rolo de pintura (cerdas 10-12 mm);
- Fita adesiva;
- Lona protetora;
- Equipamentos de proteção individual (EPI).
A tinta anti-mofo é aplicada, como todas as tintas acrílicas clássicas, a rolo em duas demãos.
1. Limpe o local
Com auxílio da escova redonda, limpe a parede para tirar possíveis restos de sujeira da parede úmida, como até mesmo musgos, mais comuns em janelas próximas de áreas com alta umidade, como é o banheiro.
2. Proteja tudo
Proteja rodapés e marcos das portas com a fita crepe, além de proteger o chão com lona para evitar que haja respingos em porcelanato, azulejos ou quaisquer outros que sejam os revestimentos usados no chão de sua casa.
3. Pinte
Para finalizar nosso guia de aplicação da tinta anti mofo, aplique-a não somente nos locais com mofo, mas em toda a parede onde estes estão surgindo. Faça uma demão, aguarde cerca de 6 horas e faça a segunda demão.
Lembre-se de utilizar os EPIs para se proteger de possíveis acidentes, e também da sujeira causada pela tinta. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!