Como escolher tinta antiferrugem? + de 10 dicas de escolha!

Como escolher tinta antiferrugem? A principal causa da corrosão do metal, a ferrugem, é um inimigo difícil de derrotar em determinadas situações. Materiais inoxidáveis, produtos antiferrugem e métodos naturais: neste guia separamos as melhores dicas sobre como escolher tinta antiferrugem. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!

O que é ferrugem e quais problemas ela cria?

Como escolher tinta antiferrugem?
Como escolher tinta antiferrugem? | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/ferrugem-barra-a-porta-fechado-3745490/.

Como escolher tinta antiferrugem? Antes de saber como escolher tinta antiferrugem, vamos entender esse fenômeno natural. A ferrugem é uma substância marrom-avermelhada que se forma em materiais ferrosos devido ao processo eletroquímico desencadeado pela exposição à água e ao ar.

É composta por óxidos de ferro (Fe2O3) e hidratos e carbonatos básicos de ferro, tem consistência quebradiça e esponjosa e pouca adesão ao metal subjacente. Esta consistência favorece a estagnação da água e acelera o progresso da ferrugem.

À medida que se desintegra, a ferrugem descasca da superfície do metal e deixa o ferro exposto à corrosão. O processo continua até que todo o material seja progressivamente consumido.

O perigo é evidente quando este fenômeno diz respeito a elementos estruturais: se não forem tomadas medidas de proteção e produtos antiferrugem, existe o risco de redução da seção resistente e colapso da estrutura.

Certas condições ambientais, como ar salgado (perto do mar), chuva ácida ou poluição do ar, aceleram esse processo. A consistência da ferrugem varia com o tempo: é incoerente e quebradiça se for recente, compacta se for antiga.

Materiais metálicos que não enferrujam: passivação!

Como escolher tinta antiferrugem?Alguns metais como alumínio, titânio, cromo e zinco reagem com o oxigênio atmosférico e a água formando óxidos aderentes e insolúveis na superfície, ao contrário da ferrugem do ferro que se desprende.

Alguns tratamentos de proteção de metais (cromagem, zincagem, etc.) são baseados nesse fenômeno chamado “passivação”, que preserva as camadas mais internas do metal da corrosão.

O aço inoxidável contém um teor muito elevado de cromo (cerca de 12%) que, em contato com o oxigênio, forma uma fina camada de óxido capaz de proteger o aço dos agentes externos e da corrosão.

Como escolher tinta antiferrugem? Principais produtos!

Como escolher tinta antiferrugem?Para evitar problemas de ferrugem, os itens feitos de materiais ferrosos devem ser protegidos com uma tinta que isola fisicamente a superfície metálica do ar e da umidade. Mas mesmo que o ferro já tenha sido atacado pela ferrugem, é possível consertar o problema em questão.

Os produtos disponíveis no mercado são divididos em quatro grandes categorias:

  • Protetores antiferrugem;
  • Esmaltes e tintas antiferrugem;
  • Conversores de ferrugem;
  • Derretedor de ferrugem.

Como escolher tinta antiferrugem? Bem, estes produtos têm formulações diferentes e devem ser escolhidos de acordo com a situação (elemento não atacado pela ferrugem ou já enferrujado) e os tratamentos posteriores a serem esperados.

Os protetores e fundos antiferrugem são geralmente vermelhos, cinzentos, brancos ou pretos: a cor escolhida deve contrastar com a cor do revestimento para permitir a identificação das partes não expostas. Entenda:

Protetores antiferrugem

Eles são usados para proteger o metal que ainda não foi atacado pela ferrugem. São produtos como a tinta antuferrugem à base de resinas alquídicas, tinta antuferrugem óleo fenólicas, acrílicas/poliuretânicas, tinta antuferrugem epóxi, tinta antuferrugem  vinílica. Entre os mais populares estão:

  • Inibidor de ferrugem à base de vermelho chumbo;
  • Antiferrugem à base de resinas e fosfatos de zinco;
  • Produtos anticorrosivos e âncoras para metais galvanizados à base de resinas sintéticas.

Como escolher tinta antiferrugem? Opções de esmaltes e tintas antiferrugem!

São produtos 2 em 1 porque contêm tintas e esmaltes e substâncias antiferrugem que bloqueiam o processo de corrosão. Adequados para interiores e exteriores, são práticos e têm preços variáveis em função da qualidade.

Além dos tradicionais produtos em lata, existem esmaltes e vernizes antiferrugem para aplicação a pincel e spray. Os esmaltes podem ser sintéticos, acrílicos e epóxi. Eles têm um acabamento brilhante, fosco ou acetinado com uma ampla gama de cores.

São bastante densos para melhor adesão ao revestimento, mas ainda assim fáceis de aplicar. Possuem alto poder de cobertura já na primeira demão.

Muito apreciados para grades e portões são os esmaltes de ferro envelhecido, na sua maioria cinza escuro ou preto. Os produtos em gel, geralmente vendidos em potes de 750 ml, garantem melhor cobertura e são facilmente aplicados mesmo em superfícies verticais.

Os sprays têm preços mais elevados, quase sempre contêm uma base de ancoragem e são vendidos em latas de cerca de 400 ml. A preparação adequada do revestimento, a leitura das instruções do fabricante e o respeito pelos tempos de secagem são essenciais para obter o melhor resultado. 

Conversores de ferrugem

Se a corrosão já estiver ocorrendo, conversores de ferrugem podem ser usados. São produtos constituídos por uma mistura de ácidos inorgânicos, ácido fosfórico ou ácido oxálico, capazes de interagir com a ferrugem, transformando-a em uma camada passivante preta, estável, compacta, altamente resistente aos agentes atmosféricos e impermeável.

Estão disponíveis em formulação líquida ou em gel para aplicação com pincel e em spray. Após o tempo de assentamento indicado pelo fabricante, a superfície pode ser pintada com tintas acrílicas ou esmaltes à base de água.

Como aplicar removedores de ferrugem?

Antes da aplicação de protetores, esmaltes e tinta antiferrugem, as superfícies devem ser cuidadosamente preparadas removendo mecanicamente todos os vestígios de ferrugem ou tinta solta com uma escova de aço.

Os protetores, esmaltes e tinta antiferrugem, devem ser aplicados tendo o cuidado de não deixar nenhuma parte descoberta, seguindo as instruções e respeitando os tempos de secagem entre demãos.

  • Caso estejamos falando de esmaltes ou tinta antiferrugem, estes que podem ser aplicados diretamente no local, ainda é necessário preparar bem a superfície com uma escova de aço. A superfície deve ser limpa e desengordurada para que o produto antiferrugem ou o esmalte tenha perfeita aderência;
  • No caso de metais novos e não enferrujados, é possível proceder à aplicação de uma base de ancoragem, um esmalte ou uma tinta antiferrugem após uma boa limpeza da superfície para uma melhor aderência.

Os produtos antiferrugem de qualidade têm uma excelente aderência e um excelente poder de “enchimento”, o que garante a impermeabilidade à água e, consequentemente, o efeito antioxidante.

Este foi o nosso guia com dicas sobre como escolher tinta antiferrugem. E então, o que achou? Está mais claro para fazer sua escolha? Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!