Tinta azul bebê para parede: 5 opções para usá-la em casa!

A tinta azul bebê para parede vem ganhando cada vez mais espaços nos cômodos, seja de casas térreas ou então de apartamentos. É um tom que saiu dos quartos infantis e vem ganhando maior espaço em cômodos usados por todos, como a sala de estar ou até mesmo a cozinha, porque não.

Apesar disso, não basta somente aplicar a tinta na parede e ter a certeza de sucesso. É necessário levar uma série de informações em conta, como por exemplo, possíveis combinações que realcem a beleza do espaço.

Na matéria de hoje, falaremos um pouco mais sobre os melhores locais de aplicação dessa cor, como se comporta em cada cômodo e qual é a tinta mais recomendada para comprar. Então, caso queira saber mais sobre a tinta azul bebê para parede, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá, leia com a gente!

A história por trás do azul bebê

Tinta azul bebê para parede
Tinta azul bebê para parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/beb%c3%aa-abra%c3%a7o-azul-cama-sono-376531/

Você pode conhecer como azul bebê, enquanto outras pessoas conhecem apenas como “azul claro”. Esta é a realidade de um tom que pode assumir diferentes conotações, dependendo principalmente de que variedade de cor estejamos falando.

O tom “azul claro” começou a ser utilizado nos EUA e também na Europa somente por volta de 1915, mesmo após centenas de anos de grandes pinturas e quadros criados por grandes artistas. Mesmo assim, o nome “azul claro” já possuía denominação na Grécia Antiga, quando era chamada de “glaukos”.

Apesar de ser um nome, poderia significar diversos tons: além de azul claro, “glaukos” era a palavra usada para designar cinza claro, verde claro ou também amarelo pastel. Não espanta o fato do “azul bebê” combinar justamente com essa paleta de cores.

Aliás, o “azul bebê” como conhecemos surgiu nos EUA por volta dos anos 80, quando a decoração de quartos infantis ganhou mais força, com esse tom tomando conta dos quartos de bebês meninos, em um tom céu claro. Por isso, hoje chamamos de “azul bebê”, em inglês, “baby blue”.

Possíveis combinações e aplicações nos cômodos

Já sabemos qual é a história de surgimento da tinta, mas e quanto suas aplicações? Neste tópico, vamos mencionar sobre possíveis usos da tinta em todos os cômodos, indicando se é ou não recomendada. Portanto, leia com atenção e busque combinar as cores aí na sua casa. Leia:

Tinta azul bebê para parede dos quartos

A tinta azul bebê para parede dos quartos é altamente recomendada. Como é uma luz que traz tranquilidade e paz, pode auxiliar no relaxamento na hora de descanso, além de ajudar a provocar os hormônios responsáveis pelo sono. Então, caso esteja com problemas para dormir, saiba que é muito útil pintar seu quarto com esse tom.

Porém, tome cuidado com exageros: o azul bebê é justamente uma cor usada para quartos infantis, o que significa que, ao usar muito da cor nas suas paredes de quarto pessoal, pode infantilizar demais o espaço. Dessa forma, recomendamos que realize combinações para evitar este erro comum.

Busque um tom em contraste mais escuro, como um marrom pastel ou o próprio preto. No caso de tons muito escuros como o preto, experimente colocá-lo em apenas uma parede, buscando não ofuscar tanto a luz externa que entra no cômodo.

Além disso, o branco cai bem para trazer maior luminosidade. Muito além do que apenas nas tintas das paredes, busque mesclar as cores indicadas também nos móveis do cômodo.

Tinta azul bebê para parede de quarto infantil

Como mencionado acima, é um tom extremamente usado em quartos de bebês recém-nascidos do sexo masculino. Apesar disso, podemos deixar de lado a dicotomia menino/azul e menina/rosa, pois já está ultrapassada.

Os tons de azul bebê na variante pastel também podem estar presente em quartos femininos, sem nenhum problema. Aqui, não há limite de uso: é possível utilizar a tinta azul bebê para parede em todos os cantos do cômodo, ou seja, nas quatro paredes existentes.

O azul bebê é uma cor que estimula o pensamento e o relaxamento, o que auxilia para seu bebê dormir, além de criar um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo. O branco é a cor que melhor combina com a tinta azul bebê para parede em quarto infantil, justamente por trazer maior luminosidade durante o dia.

Para criar contrastes interessantes, busque usar uma cortina blackout em tom marrom pastel para neutralizar a luminosidade da rua durante a noite, além de móveis em tons mais escuros para criar beleza no espaço. Os tons em madeira são os mais recomendados.

Azul em tom bebê na sala de estar

A sala de estar é o cômodo onde todos estarão presentes para trocar vivências, conversar e quem sabe até realizar as refeições juntos, já que geralmente, principalmente aqui no Brasil, sala de estar e jantar são praticamente o mesmo cômodo.

Apesar de ser uma cor tranquilizante, não é recomendado usar a tinta azul para parede nas salas, pois pode aumentar demais a luminosidade de um espaço que costuma ter muitas janelas. Dessa forma, é mais recomendado o uso de cores mais vivas, como azul mais forte ou verde escuro.

Caso ainda queira usar a tinta azul bebê para parede, pense em um papel de parede com alguns detalhes geométricos nesse tom, ou apenas uma parede do cômodo nessa cor de tinta.

Cozinha

A cozinha é mais um cômodo que deve ser vívido, trazer energia e disposição para quem mais utiliza o cômodo. Nesse caso, experimente trocar a tinta azul bebê para parede por tons mais vivos como um rosa antigo ou vermelho forte. Use o azul bebê em ladrilhos da pia, criando assim um contraste incrível.

Banheiro

Assim como o quarto deve ser relaxante, o mesmo vale para os banheiros. Usar azul bebê nas paredes do cômodo pode ser interessante, mas use uma meia luz ou então uma parede em preto ou cinza escuro para trazer uma iluminação mais baixa.

E então, o que achou das nossas dicas de tinta azul bebê para parede? Gostou? Vai pintar as paredes nesse tom? Comente abaixo e até a próxima!