A tinta azul para parede é uma das mais vívidas que podemos usar em uma casa. É uma das melhores quando se busca criar personalidade, mas também um espaço que traga energia e marque as pessoas que visitarem a sua casa.
Entre as tendências mais recentes de decoração de interiores está a pintura de uma parede com uma cor diferente, muitas vezes clara, para dar um toque original ao ambiente. O azul é uma das melhores cores que podemos usar neste quesito, e não somente em seu tom escuro, como também nos tons claros.
Engana-se quem pensa que tons como o azul bebê, conhecido internacionalmente no mundo do design pelo seu nome norte-americano “baby blue”, devem ser usados apenas em paredes de quartos infantis. O mesmo vale para tons como o azul meia noite, extremamente escuro e que mostra a personalidade de quem o utiliza.
Quer pintar uma parede de azul? Neste guia trouxemos algumas dicas interessantes de como você pode usar essa tonalidade nas paredes dos cômodos de sua casa. Então, caso busque por dicas de tinta azul para parede, acompanhe-nos até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
As paredes coloridas individualmente em meio às últimas tendências de design
Pintar uma parede em azul ou outras cores brilhantes pode parecer uma jogada ousada, mas na verdade dá um toque fresco e moderno ao ambiente.
Na verdade, cada vez mais designers de casas estão optando por pintar uma única parede colorida nos quartos, mantendo um tom mais neutro no resto da sala. Essa adição de cor é capaz de dar um toque original ao ambiente, além de modificar sua atmosfera de acordo com a tonalidade escolhida.
Não apenas paredes de uma só cor: a tendência mais recente é se entregar à pintura, também através de formas e padrões geométricos. Uma moda recentemente despojada é a da parede com listras finas ou mais largas, buscando-se assim criar um dinamismo único.
Você pode escolher entre vários tons de azul para as paredes, mas também laranja, amarelo, vermelho e verde. Muitos designers se inspiram então na cromoterapia, segundo a qual cada cor é capaz de causar um sentimento ou sensação específica nas pessoas.
Por exemplo, cores mais suaves são sinônimo de relaxamento e reflexão, enquanto tons mais claros trazem criatividade e positividade.
Quais erros devemos evitar ao pintar com tinta azul para parede?
Você escolheu pintar uma parede de azul meia-noite? Preste atenção a algumas regras simples. É fundamental escolher a tonalidade certa de acordo com o ambiente: uma cor muito escura de fato tende a tornar o ambiente menor, dando a sensação de um cômodo pequeno.
Se o cômodo a ser pintado já for apertado ou pouco arejado, como um banheiro ou quarto pequeno, evite tons muito escuros para sua parede azul e prefira tons mais claros.
Se, por outro lado, você tiver à disposição um ambiente amplo e aberto, como salas de jantar, salas de estar e quartos amplos, pode se deliciar com a cor, sempre atentando para a justaposição entre parede e móveis.
Para não errar na hora de escolher a parede azul para pintar, é sempre aconselhável entrar em contato com um pintor e solicitar um orçamento.
Diferentes tons de tinta azul para parede
Se você é uma pessoa criativa e quer usar tinta azul azul para parede deixando-a ainda mais original, use diferentes tonalidades e brinque com a imaginação. A melhor maneira de usar diferentes tons de azul para as paredes é escolher um padrão simples que não pareça pesado em toda a decoração.
Entre as tendências mais recentes estão as paredes listradas, mas também a divisão da parede em dois tons diferentes da mesma cor. Cada vez mais pessoas encomendam criações com formas geométricas ou estilizadas, capazes de tornar o ambiente ainda mais único, por exemplo, através de losangos ou formas obtidas a partir de stencils.
Combine sua tinta azul para parede com a decoração
Optar por pintar com tinta azul para parede no quarto, por exemplo, pode ser uma excelente escolha, mas é preciso estar sempre atento à combinação com os móveis. Na verdade, os móveis devem estar de acordo com a cor da parede, com o tipo de azul escolhido e com os demais objetos do ambiente.
O conselho é não comprar móveis da mesma cor de tinta azul para parede, mas incluir elementos que reflitam essa cor na mobília e no design da sala, como luminárias, móveis, porta-retratos, elementos azuis em tapetes, cortinas ou vasos. Desta forma, todo o ambiente parecerá harmonioso, mas não excessivo, enfatizando a parede azul.
E então, o que achou das nossas dicas de tinta azul para banheiro? Gostou? Vai pintar as paredes com esse tom? Comente abaixo e até a próxima!