Tinta branca para parede: 4 opções de acabamento!

A tinta branca para parede pode ser muito útil. A escolha da tinta branca obedece a vários critérios, nomeadamente em função dos pigmentos que determinam o seu poder de cobertura, e do acabamento que pode ser fosco, brilhante, acetinado ou aveludado.

Uma ou duas demãos, ambientes úmidos ou para paredes e tetos: aqui estão os nossos conselhos para escolher bem a tinta branca. Leia com a gente até o final do conteúdo e confira nossas recomendações sobre como escolher a tinta branca para parede, vamos lá!

Composição de tinta branca para parede

Tinta branca para parede
Tinta branca para parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cadeiras-tabela-contempor%c3%a2neo-2181960/

A tinta branca mantém o seu brilho e luminosidade graças aos pigmentos de origem mineral que, pela sua natureza, refletem um branco brilhante, um branco delicado ou com uma tonalidade ligeiramente cinzenta. Óxido de titânio e zinco são os pigmentos mais comumente usados. Confira:

Óxido de titânio

O óxido de titânio é um pigmento mais utilizado na composição das tintas atuais, graças ao seu incomparável poder de cobertura e brilho de renderização. É o pigmento preferido para um branco puro e brilhante.

Óxido de zinco

Também conhecido como “branco da China” ou óxido de zinco, é comumente usado desde 1840. Possuindo menos cobertura do que o óxido de titânio, é usado quase exclusivamente em tintas de gama média ou para brancos menos puros.

Giz branco

Mais comumente conhecido como “branco de Meudon”, o giz branco nada mais é do que carbonato de cálcio. É usado principalmente na produção de tintas de aparência fosca, que escondem melhor as imperfeições das paredes.

Litopônio branco

Sua formulação é à base de sulfeto de zinco e sulfato de bário. Amplamente utilizado no passado, o litopônio branco deu lugar ao óxido de titânio, que forma uma opção mais fosca de branco, muito usado em paredes domésticas.

Aparência e acabamento da tinta branca para parede

1. Tinta branca com acabamento fosco

A tinta branca para parede em seu acabamento fosco é muito utilizado em tetos ou revestimentos irregulares, pois não reflete a luz e esconde defeitos. O branco fosco é facilmente lavável e esconde imperfeições.

2. Tinta branca com acabamento aveludado

Uma nova opção do mercado, a tinta branca para parede com acabamento aveludado, tem um futuro brilhante pela frente, pois reúne todas as vantagens do branco fosco e do branco acetinado. O efeito aveludado esconde defeitos, pode ser lavado e enxaguado bem como aplicado em diversos revestimentos: tetos, paredes, móveis, etc.

3. Tinta branca com acabamento acetinado

A tinta branca para parede com acabamento acetinado tem a vantagem de ser lavável. No entanto, é melhor ter um revestimento limpo antes da aplicação, pois esse acabamento de tinta tem um brilho mais intenso e tende a revelar defeitos, irregularidades e possíveis imperfeições das paredes.

4. Tinta branca com acabamento brilhante

A tinta branca para parede com acabamento brilhante é muito elegante, desde que o revestimento seja impecável. Na verdade, tem a desvantagem de trazer à tona a menor imperfeição. Porém, esse acabamento tem a vantagem de ser lavável e até mesmo “escovável”, sem o risco de deixar marcas.

Na prática, a aplicação da tinta branca para parede com acabamento brilhante deve ser preferida em superfícies pequenas.

Outras opções de tinta branca para parede

Tinta branca monocamada para parede: o que é?

A tinta branca para parede monocamada possui uma grande opacidade (acabamento fosco) graças à sua composição, mas, acima de tudo, graças aos pigmentos. A sua textura cremosa permite aplicar uma camada mais espessa de tinta numa só demão.

Combinado com um pigmento fosco como o óxido de titânio, sua parede ficará incrivelmente branca, desde que esteja limpa, lisa e livre de manchas.

No entanto, lembre-se de que a tinta branca monocamada não cobre um revestimento escuro ou coberto de cores vivas. Em qualquer caso, é ideal para “refrescar” um revestimento já branco ou de cor clara.

Tinta branca específica para cozinha ou banheiro

Para pintar o banheiro, você pode optar pela tinta acrílica ou à base de óleo (também conhecida como “gliceroftálica”). Porém, na hora da escolha, prefira a tinta acrílica, pois ela libera menos compostos orgânicos voláteis. A sua formulação a torna adequada para ambientes úmidos, como os banheiros ou cozinhas.

Aprimoradas com fungicida, acetinadas ou brilhantes, as tintas específicas para cozinhas e banheiros são mais resistentes à lavagem, umidade ambiental e condensação.

Lembre-se de que você pode adicionar corante para obter a cor desejada. Dependendo da gama, estas tintas brancas também podem cobrir uma parede de azulejos, uma bancada, etc.

Os diferentes tipos de branco: do marfim ao branco em “pó”!

Quando falamos de branco, pensamos em branco puro ou ofuscante. No entanto, você pode valorizar mais seus espaços interiores escolhendo brancos levemente matizados:

  • Brancos ou amarelos marfim para dar um toque de aconchego;
  • Brancos em pó para um toque moderno;
  • Brancos azulados ou com um pouco de verde para personalizar ou relembrar o tom do ambiente;
  • Brancos rosados para um toque feminino.

Tinta que muda de cor quando seca

É uma tinta muito prática, especialmente indicada para tetos. De fato, durante a aplicação é possível identificar facilmente as peças já pintadas porque, desde que a tinta seja líquida, fica colorida, mas se torna branca à medida que seca.

Este foi o nosso guia completo com dicas de variações de tonalidades da tinta branca para parede. E então, gostou? Qual tom vai escolher? Qual tipo de tinta e qual acabamento? Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!