Tinta cinza para parede: recomendações para 3 cômodos!

A tinta cinza para parede pode ser altamente versátil, encaixando-se em praticamente todos os cômodos de uma casa ou apartamento. Se você é daqueles que nunca ouviu falar do tom cinza, talvez se surpreenda ao ler que essa cor representa um tom muito na moda em muitos setores e perfeito para parede.

Nesta matéria, além de trazer a definição da cor cinza com base em seu surgimento devido a combinações, separamos também dicas de aplicação da tinta cinza para parede nos cômodos da casa. Então, leia com a gente e saiba mais. Vamos lá!

O que é a tonalidade cinza?

Tinta cinza para parede
Tinta cinza para parede | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/sof%c3%a1-sala-de-estar-mobili%c3%a1rio-1845270/

Que tal conhecermos um pouco mais sobre a tinta cinza para parede? A tonalidade conhecida como cinza vem do compromisso entre as cores bege e cinza que dão vida a uma das tendências mais interessantes no campo da pintura.

Pode-se decidir usar essa tonalidade em todos os cantos da casa, desde a sala ao banheiro, porque o cinza se adapta mesmo a qualquer espaço, especialmente se misturado com as tonalidades certas de cor que criam um ambiente harmonioso e agradável.

Especificamente, o cinza é uma variante menos quente do bege e menos fria do que o preto. Quando usado como cor para decoração, o cinza ganha ainda mais destaque.

Como mencionado, o cinza fica bem em qualquer lugar e você pode escolhê-lo para pintar as paredes, para as cortinas e para tornar os espaços acolhedores, misturando diferentes estilos de decoração.

Como nuance para as paredes, o cinza é particularmente interessante porque, graças às suas nuances, consegue tornar as cores utilizadas para a mobília em protagonistas, mantendo-se discreto: nesse sentido, o cinza é perfeito para shabby, boho, rústico ou minimalista.

Quanto aos materiais escolhidos para mobiliar a casa, o ideal é o uso do cinza com madeira, assim como a combinação com acabamentos em branco, preto ou metal. Mas vamos descobrir juntos mais algumas dicas de como combinar o cinza e aproveitá-lo ao máximo em suas casas.

Tinta cinza para parede: confira cada um dos cômodos!

Cinza para pintar a cozinha

A tinta cinza para parede é uma aliada perfeita para uma cozinha de estilo moderno ou mais tradicional, de fato, não só os quartos decorados vão se destacar mais, mas também as cozinhas com móveis de parede e móveis antigos recuperarão sua beleza, resultando neles sendo aprimorados.

Uma excelente ideia para a cozinha também é pintar o teto em tom cinza, criando um contraste com a cor das paredes e dando uma sensação de maior altura aos cômodos. Voltando às propostas de combinação de madeira, você pode pensar em repintar os móveis clássicos em cores amadeiradas ou madeira branca, com sua versão favorita de cinza.

Com esta cor, não deixará de dar maior elegância e requinte aos ambientes da cozinha que muitas vezes incluem uma zona de estar, onde se passa a maior parte do tempo e os fins de tarde com os amigos, ou então, onde fica a mesa de jantar.

Tinta cinza para parede no quarto

A utilização do cinza no quarto é realmente uma escolha de excelente gosto: esta cor combina facilmente com ambientes clássicos e modernos, com móveis de época, mas também com versões de decoração que incluem acessórios com acabamentos brilhantes.

O quarto será acolhedor e muito requintado. Usando o cinza para pintar as paredes da sala, você pode criar contrastes com os tecidos escolhidos para os lençóis ou cortinas. Perfeito é a combinação de cinza com elementos de decoração equipados com inserções de ouro ou prata, como espelhos ou molduras, bem como com quadros embelezados com glitter.

Cinza para sala

A tinta cinza para parede é mais uma vez a protagonista da sala, destacando as nuances quentes da madeira natural. A sala assume grande importância numa casa e apostar na pintura das paredes em cinza permite realçar a beleza e elegância dos acessórios de decoração.

Se optar por esta cor para as paredes, aconselhamos que deixe o teto branco, buscando assim acentuar a luminosidade do cômodo e criar um contraste que crie harmonia com os móveis e cortinas.

Além disso, você pode optar por pintar uma única parede em cinza, quebrando a monotonia das cores já presentes ou a monocromia do branco.

Artigos de decoração: como realçar com a cor cinza?

Já entendemos sobre a tinta cinza para parede, mas e os artigos de decoração? Os elementos de decoração dos diferentes cômodos da casa podem desempenhar um papel decisivo para tornar os cômodos como um todo harmoniosos, e o cinza garante ambientes elegantes e luminosos com um toque original e moderno.

Alguns dos complementos de decoração que mais fazem sucesso na cor cinza são, sem dúvida, as mesas de cabeceira com portas venezianas, as estantes de parede ou mesmo os móveis dos quartos.

Na cozinha e, em geral, na sala de estar, a cor cinza é a aliada perfeita para criar portas que contrastam com as cores dominantes dos móveis, mas não é difícil encontrá-la também para fazer mesas e cadeiras de jantar.

A escolha do cinza para a sala de estar é aquela que permite ousar, orientando-se na escolha dos móveis e mesas de centro de acordo com o gosto pessoal. Prateleiras ou estantes de escada também podem ser uma escolha vencedora para mobiliar a área de estar.

Uma cor que combina com o cinza e que ajuda a iluminar toda a casa é, sem dúvida, o branco, capaz de dar luminosidade aos espaços: turquesa ou rosa pó também devem ser levados em consideração.

Este foi o nosso guia com dicas de implementação da tinta cinza para parede, além de possíveis combinações com a mobília. Esperamos tê-lo ajudado. O que achou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e até a próxima!