Tinta não seca o que fazer? Confira 2 boas soluções!

Tinta não seca o que fazer? A tinta está pegajosa e até mesmo úmida, o que deve ser feito para resolver essa situação? Apesar de você pensar “isso só acontece comigo”, saiba que esta é uma reclamação e situação mais comum do que possa imaginar. Não é impossível de resolver, mas é comum de acontecer.

Em um resumo simples, uma tinta “pegajosa” ou úmida é tinta que não secou por completo. Isto pode certamente ser devido à qualidade da tinta, mas também a uma aplicação em condições desfavoráveis de temperatura e umidade, ou mesmo a uma má preparação do revestimento e incumprimento dos tempos de secagem entre as duas demãos.

Essa “falta de respeito” a critérios simples pode acabar causando problemas diversos na tinta, não somente a não secagem correta: surgimento de bolor, mofo, bolhas e tinta descascando são outras situações que podem ser comuns em paredes em que a tinta não foi aplicada da maneira correta.

No conteúdo de hoje, separamos um guia onde explicamos sobre os diferentes processos de secagem de tintas, 5 razões pelas quais uma tinta não seca, além de 3 conselhos que servem como solução para o problema. Tinta não seca o que fazer? Leia com a gente e descubra, vamos lá!

Os diferentes processos de secagem de tintas

Você sabia que existem diferentes processos de secagem de tintas? Mais especificamente, são três os principais processos existentes. Do ponto de vista químico e de acordo com o tipo de produto aplicado, a secagem da tinta ocorre através de um processo de:

  • Evaporação: para tintas à base de água (conhecidas como tintas aquosas, acrílicas, etc.);
  • Polimerização, para tintas epóxi (que contém uma quantidade maior de componentes tóxicos);
  • Oxidação de aglutinantes, para tintas à base de óleo, também conhecidas como tintas gliceroftálicas (que contém uma quantidade ainda maior de componentes tóxicos e que podem ser liberados caso a pintura não seja feita da maneira correta).

As 5 razões pelas quais uma tinta não seca

Tinta não seca o que fazer? Certo, até aqui você entendeu sobre os diferentes processos de secagem de tintas, sempre de acordo com base naquilo em que ela é produzida. A partir de agora, você conhecerá as 5 principais razões pelas quais uma tinta não seca. Confira em detalhes:

1. Más condições de temperatura e umidade

Tinta não seca o que fazer? Se pintar sobre superfícies expostas ao sol ou quando as temperaturas são muito elevadas, a tinta seca demasiadamente depressa e não adere ao revestimento em questão.

Se pintar, pelo contrário, num clima úmido ou com temperaturas baixas terá o efeito inverso: a tinta não seca ou seca muito lentamente, o que traz essa sensação de tinta pegajosa que você nota em sua parede recém-pintada.

2. Tinta mal misturada

Tinta não seca o que fazer? É muito importante misturar bem a tinta antes de usar, pois todos os componentes são necessários para que a tinta adira bem ao revestimento. Com o misturador, pode-se chegar ao fundo do balde de tinta ou misturar os componentes mais pesados que ali se depositam. A mistura insuficiente é frequentemente a causa da tinta pegajosa.

3. Má ventilação das instalações

Tinta não seca o que fazer? Um cômodo mal ventilado não favorece a secagem completa da pintura realizada, independentemente do tipo de tinta utilizada. É necessária uma boa ventilação para permitir a evaporação dos solventes para a correta secagem da tinta, mesmo no caso de tintas acrílicas (aquosas e que não possuem solventes).

4. Superfície gordurosa ou mal preparada

Nunca é demais dizer que a boa preparação do suporte é a garantia da boa aderência da tinta. Uma boa escovagem e desengorduramento da superfície a pintar garante uma boa fixação do primer (tinta de fundo) e uma ótima secagem da tinta em questão.

5. Tempos de secagem entre demãos

Como é bastante evidente, a não observância dos tempos de secagem indicados entre as demãos de tinta resulta em um tempo de secagem muito maior. É recomendado que se aguarde cerca de 6 horas entre a primeira e a segunda demão.

De toda forma, saiba que a embalagem de tinta que você comprou, seja em lata ou spray, já contém indicações e recomendações sobre o tempo de espera entre demãos – algumas tintas nem mesmo precisam de uma segunda demão, sendo conhecidas como tinta monocamada.

Tinta não seca o que fazer? 2 soluções para fixação da pintura!

Tinta não seca o que fazer
Tinta não seca o que fazer | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/constru%c3%a7%c3%a3o-laranja-arquitetura-5821692/

Facilitar a secagem de uma tinta à base de óleo

Depois de proteger cuidadosamente as superfícies não pintadas, borrife thinner nas partes que têm dificuldade de secagem .Em contato com o thinner, a tinta à base de óleo irá recuperar o solvente necessário para secar.

Outras tintas e outras soluções

Para outros tipos de tinta, é difícil encontrar uma solução milagrosa. Tentar aquecer o ambiente ou esperar pacientemente que a tinta finalmente seque é uma delas. Descascar ou remover a tinta tentando entender as causas é uma segunda solução, precisando assim de uma nova pintura, posteriormente.

Este foi o nosso guia completo sobre o problema de “tinta não seca o que fazer?”. Ainda tem dúvidas sobre o problema em questão ou mesmo sobre a matéria? Comente abaixo que responderemos você. Até a próxima!