A tinta para móveis pode repaginar todo um cômodo graças a vida que traz a mobília de sua casa. Quer renovar os móveis da sua cozinha, por exemplo, sem ter que trocá-los, mas parece uma missão impossível?
Com a tinta para móveis certa, você pode pintar móveis e revolucionar a aparência dos seus cômodos de forma econômica e fácil. Com tinta, pincel e algumas dicas, você está pronto para dar asas à sua criatividade. Leia com a gente, vamos lá!
Renove armários de cozinha antigos com tinta para móveis
A cozinha é o “coração” da casa, o ambiente que mais do que qualquer outro nos remete à sensação de aconchego familiar. Verdadeiro local de criatividade, a cozinha é o cômodo mais habitado da casa e por isso mesmo o que mais necessita de “mimos”.
O tempo e o desgaste são os piores inimigos dos móveis de cozinha, que de repente podem parecer opacos, arruinados e fora de moda. Decidir mudar os móveis é uma solução drástica e muitas vezes muito cara.
As tintas para móveis são a solução prática, econômica e até divertida para dar uma segunda vida à sua cozinha, dando-lhe um toque de cor moderna, uma pitada de sabor vintage ou um aspecto elegante e clássico.
As tintas para móveis permitem que você pinte móveis antigos, sem ter que lixar ou preparar. Vamos conhecer melhor o mundo das opções de tinta para móveis esmaltados, descobrindo suas características e vantagens.
Características e benefícios das tintas para móveis
As tintas para móveis permitem pintar móveis de cozinha de forma rápida, eficaz, criativa e sem grandes esforços, adaptando-se a vários tipos de superfícies e garantindo ótimos resultados ao longo do tempo.
Além disso, alguns tipos de tinta para móveis também são adequados para renovar móveis ou eletrodomésticos antigos em alumínio, aço inoxidável, plástico e metal.
As vantagens oferecidas pelo uso de um esmalte para pintar os móveis da cozinha são realmente muitas. Este tipo de tinta adere perfeitamente à superfície do móvel, sem a necessidade de aplicar um primário de aderência.
A aplicação é fácil e garante uma fixação perfeita e duradoura ao longo do tempo. Esses esmaltes também apresentam alta resistência à abrasão, arranhões, batidas, lavagens frequentes, graxa e manchas de comida.
Algumas tintas específicas também são capazes de resistir a altas temperaturas e também podem ser usadas nas paredes ou eletrodomésticos adjacentes aos fogões da cozinha. A manutenção é extremamente fácil e os móveis pintados podem ser facilmente lavados com detergente neutro.
Esmaltes à base de solvente e água: qual escolher para pintar móveis?
Na hora de escolher a tinta para móveis mais adequada, com certeza você vai se deparar com esse dilema: tintas esmaltadas à base de solvente ou água? Para renovar os móveis da sua cozinha, a melhor escolha é certamente uma tinta à base de água. Por que? Vamos descobrir juntos. Leia:
1. Esmaltes solventes
Esse tipo de esmalte é formado por resinas alquídicas e costuma ser diluído com produtos químicos ou solventes sintéticos. Os esmaltes à base de solventes são amplamente utilizados para realizar trabalhos externos, isso porque possuem uma alta resistência às intempéries e ao choque térmico.
Além disso, permitem obter um agradável acabamento espelhado, esteticamente muito bonito, e são particularmente úteis para renovar elementos de ferro particularmente danificados sem a necessidade de proceder à elaboração de um fundo ou tratamentos preventivos.
Não são recomendados em ambientes domésticos e fechados, pois possuem um cheiro muito intenso de solvente e liberam uma quantidade muito maior de compostos orgânicos no ar.
2. Esmaltes à base de água
Ao contrário dos esmaltes à base de solvente, os esmaltes à base de água são diluídos com água e não com solventes, como o próprio nome indica. As tintas à base de água se espalham facilmente e não desenvolvem odores agressivos durante o uso.
Além disso, o nível de emissão de compostos orgânicos voláteis no meio ambiente é extremamente baixo. Por isso, as tintas à base de água são indicadas para todos os trabalhos de pintura a serem realizados dentro de casa.
Os tipos de tinta para móveis que são aquosas são então indicadas para envernizar móveis de madeira, pois permitem que o material “respire” garantindo um efeito repelente à água. Ao contrário das tintas à base de solvente, as que são à base de água têm tempos de secagem muito mais rápidos.
Este tipo de tinta para móveis é muito resistente e duradouro, podendo também ser aplicado com segurança em superfícies lisas e suportes como plástico, zinco e alumínio. Terminada a pintura, os rolos e pincéis utilizados podem ser simplesmente lavados com água.
Como escolher a cor certa para pintar móveis?
Agora vamos falar das cores de tinta para móveis. A escolha da cor certa não está estritamente ligada à esfera estética, mas desempenha um papel muito importante. De fato, as cores têm uma influência considerável nas emoções e na percepção dos ambientes domésticos.
Renovar os móveis da cozinha e, consequentemente, mudar sua cor, é um método simples, mas eficaz, principalmente quando se busca revitalizar um ambiente opaco e sem graça dentro de sua casa.
Você sabia que as cores de tinta para móveis podem influenciar a sua percepção do espaço, a “temperatura” de uma sala e até mesmo o seu humor? Vibrante, neutra ou escura, a escolha do tom perfeito para a sua cozinha tem tudo a ver com tons. Entenda:
Cores neutras
Se pretende um design sofisticado e elegante, mas também equilibrado e relaxante para a sua cozinha, opte por tintas tom sobre tom em cores neutras, como o cinza, o bege ou o branco atemporal. Tons preciosos e requintados para os seus móveis, que combinados com objetos ou elementos de cores vivas destacam a beleza da sua cozinha.
Cores brilhantes
Brilhante e vívido em tons quentes, como vermelho, amarelo ou laranja, ou tons frios como azul, roxo ou azul claro? As cores vivas podem ser usadas sozinhas para criar um ambiente de caráter forte, mas também podem ser misturadas ou diluídas.
Para uma cozinha com alma moderna e jovem, opte por uma mistura de cores quentes e frias. Se, por outro lado, você preferir um ambiente mais ordenado e sóbrio, então dilua as cores mais vivas usando pastilhas em tons de cinza e tons neutros.
Cores escuras
Para uma cozinha com um gosto chique e refinado, escolha uma tinta de cor escura. As nuances de chocolate, verde petróleo ou vermelho marsala darão um ar sofisticado ao seu móvel.
Este foi o nosso guia completo de tinta para móveis que pode ser usada na sua cozinha. O que achou das nossas dicas? Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que lhe responderemos. Até a próxima!