Tinta para o teto: 2 tipos, cores e dicas de acabamento!

A tinta para o teto pode ser variada. Para pintar bem um teto, é preciso começar com uma boa preparação, depois escolher a tinta, seu aspecto ou acabamento, possivelmente sua cor e se é acrílica ou gliceroftálica (à base de óleo).

Embora a escolha de uma boa tinta seja importante, também é importante escolher o equipamento certo para fazer o trabalho. Neste guia, vamos trazer dicas completas sobre aplicação e escolha da tinta para o teto. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!

Avaliação da condição do teto

Antes de se lançar de corpo e alma à empreitada de “repintar ou pintar o teto”, é importante que efetue uma análise acurada das condições do revestimento, buscando assim realizar a preparação adequada, necessária para a correta aplicação da tinta para o teto.

Veja as possíveis ações preparatórias de acordo com o tipo e situação do teto:

  • Teto novo (ou em placas de gesso cartonado): basta passar o fundo adequado (uma demão) e depois pintar o teto;
  • Teto com rachaduras: preencha as rachaduras com massa corrida, depois aplique um primer adequado e, por último, a tinta para o teto;
  • Teto danificado: se a estiver tinta descascando, basta lixar, lavar e aplicar um primer adequado antes de aplicar a tinta para o teto;
  • Teto já pintado: se for tinta acrílica em bom estado, basta lavar bem e depois aplicar a tinta nova. Por outro lado, se já foi pintado com uma tinta a óleo e agora deseja aplicar uma tinta à base de água, terá que lixar, lavar e depois passar um primer adequado para o revestimento em questão, ou lavar e aplicar um primer especial para tinta a óleo.

A boa preparação do revestimento garante um ótimo resultado. De nada adianta pintar sobre tinta descascada, sobre teto que não esteja liso ou desengordurado, ou pior, úmido ou com reboco quebrado.

Tinta para o teto: acrílica ou à base de óleo?

Tinta para o teto
Tinta para o teto | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/interior-projeto-mesas-cadeiras-2591367/

Tinta gliceroftálica (à base de óleo)

A tinta griceroftálica, também chamada de tinta a óleo, é mais durável e opaca que a tinta para o teto que é acrílica. No entanto, é a mais prejudicial à saúde, pois libera um maior número de substâncias tóxicas, os conhecidos compostos orgânicos voláteis, além da liberação de odores.

Tinta acrílica

Por outro lado, a tinta acrílica, conhecida como tinta à base de água, exala muito pouco odor, quase nenhum. Seca muito mais rápido e a limpeza das ferramentas é feita com água, menos exigente e mais ecológica. Portanto, o acrílico continua sendo a tinta para o teto mais saudável para você e também para o meio ambiente.

Tinta para o teto: qual acabamento aplicar?

O acabamento mais comumente escolhido para o teto é o acabamento fosco. Ao contrário da tinta acetinada ou brilhante, um acabamento fosco mascara manchas e marcas de rolo. Os acabamentos acetinados ou brilhantes, por outro lado, são mais laváveis do que os foscos, mas realçam as imperfeições do teto.

No entanto, você pode aplicar um acabamento acetinado em um teto com painéis de madeira, pois isso vai realçar todo o seu charme.

Que cor de tinta para o teto devemos escolher?

A cor padrão de um teto permanece branca, mesmo que você possa colocar qualquer cor que desejar. Porém, leve em consideração que uma cor escura vai tirar a luminosidade do cômodo dando a impressão de que ele está “comprimido” e que o teto parecerá mais baixo. O branco é muito mais brilhante e faz um cômodo parecer maior.

Que material usar para pintar o teto?

Para não massacrar os braços – a não ser que queira tonificar os músculos – deve antes de mais nada se equipar com uma haste telescópica. Em seguida, um bom rolo, adequado para o tipo de teto. Você também precisará de um pincel redondo estreito para retoques nos cantos.

Pegue também uma fita adesiva de boa qualidade para evitar manchas, panos para proteger o chão e os móveis da sala, uma bandeja de tinta para colocar tinta e uma grade para torcer o rolo para não pingar.

Certamente será útil ter um misturador (de mão ou para ser inserido em uma furadeira) para misturar bem a tinta para o teto. Além disso, macacão, óculos e luvas de pintor são úteis. Aconselhamos a escolha de uma tinta para o teto de boa qualidade e com alto poder de cobertura, para evitar a aplicação de mais de duas demãos.

6 dicas antes de pintar o teto

  1. Entre demãos, coloque o rolo em um saco plástico ou filme plástico para evitar lavagem e secagem para a segunda demão;
  2. Se você não usar a haste telescópica, pode usar o que chamamos de “S” ou “gancho” para pendurar a bandeja de tinta na escada;
  3. Não espalhe muito a tinta para o teto ou ela perderá a opacidade e você fará muito mais marcas. Da mesma forma, não pressione o rolo com muita força – você cobrirá uma superfície maior, mas, infelizmente, deixará muito mais rastros;
  4. Pinte a uma temperatura entre 15 e 25°C, além destes valores a tinta vai secar muito rapidamente;
  5. Comece pelas bordas com a ajuda de um pincel redondo e vá em direção ao ponto mais claro da sala, isso permitirá que você veja onde já passou com o rolo e não se esquecerá de nenhum ponto.

Este foi o nosso guia completo com dicas de preparação, acabamento e aplicação direta, além dos tipos de tinta para o teto. Como vimos, é algo que possui mais detalhes do que você poderia imaginar.

Então, prepare bem o seu teto antes da aplicação, escolha o tipo de acabamento, tenha em mãos os materiais necessários, escolha a tinta correta e mãos à obra. Caso ainda tenha dúvidas sobre a matéria ou sobre o assunto em questão, deixe seu comentário abaixo que iremos lhe responder. Até a próxima!