Cores de tinta para parede interna: 7 tonalidades!

As cores de tinta para parede interna podem ser variadas. Para tornar a nossa casa única e confortável, precisamos de introduzir um ambiente com cores envolventes e regeneradoras que se adaptem a nossa mobília e retribuam o nosso gosto estético.

Escolher as cores da parede nunca é fácil. Temos uma infinidade de tonalidades disponíveis para cada cor e os estilos de pintura são variados.

Parece impossível então escolher a nuance certa para recriar nosso ambiente perfeito sem buscar a opinião de um especialista em design, mas não é o caso. Leia com a gente e confira dicas de cores de tinta para parede interna. Vamos lá!

Video explicativo para aprender a escolher a tinta para parede interna!

Cores de tinta para parede interna: as propriedades das cores!

Cores de tinta para parede interna
Cores de tinta para parede interna. | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cadeiras-sala-de-estar-tabela-2181968/.

Graças às cores escolhidas, pode-se criar a ilusão de tetos mais altos e espaços maiores. No caso de espaços abertos, as cores são muito importantes para criar pontos focais e esculpir espaços, recriando ambientes sem a necessidade de paredes pesadas.

Os quartos grandes toleram melhor as cores fortes, enquanto os de tamanho limitado são preferíveis para tingi-los com cores suaves que não sobrecarregam ainda mais o pequeno espaço.

Além do fator de gosto estético, deve-se ter em mente que cada cor tem suas características intrínsecas que são muito importantes para sua escolha ideal nos ambientes. Vamos ver juntos as cores de tinta para parede interna mais populares e suas características. Leia:

1. Branco

O branco sempre foi a cor mais utilizada para pintar as paredes de qualquer estrutura. É capaz de dar brilho a qualquer contexto e uma sensação de limpeza, pureza e ordem.

É chamado de acromático e por isso pode sugerir ausência de tom, mas na realidade é formado pela união de todas as cores do espelho eletromagnético percebido pelo olho humano.

Já ouviu falar sobre “camaieu”? O termo francês significa buscar a ideia de um pedido de desculpas claro dentro de uma sala, usando a mesma cor, mas com tons diferentes. Um exemplo é a escolha de um branco frio e brilhante para as paredes realçar e um branco sujo para aquelas que dão profundidade.

O branco também é muito usado com cores de tinta para parede interna em cômodos coloridos para pintar tetos para criar um campo neutro no ambiente.

2. Cores de tinta para parede interna: amarelo!

Uma das cores de tinta para parede interna mais populares é o amarelo, utilizado em todas as suas variantes. Os tons mais suaves, quase imperceptíveis, são encontrados com mais frequência em áreas de relaxamento, onde, no entanto, não se quer abrir mão da imaginação e do brilho.

Os mais claros são utilizados nos ambientes de convívio e dinâmicos da casa, onde a criatividade e a alegria são os mestres.

O amarelo sempre dá brilho e é capaz de estimular o lado esquerdo do nosso cérebro nos dando concentração e incentivando nosso pensamento analítico. É, portanto, também excelente em áreas dedicadas ao estudo.

3. Cinza

Um tom que nunca deve ser subestimado é o cinza. Considerado por alguns como natural e plano, na verdade é uma cor neutra e de grande versatilidade, que confere requinte e torna o ambiente confortável.

Usando as cores de tinta para parede interna com gradações certas, consegue-se destacar os elementos de decoração da casa, tornando-a sempre elegante.

4. Cores de tinta para parede interna: azul!

Está entre as cores de tinta para parede interna mais populares para os quartos, já que em algumas de suas tonalidades proporciona um relaxamento inestimável. Recorda o mar e as suas profundezas, o ar e a frescura, recorda um céu límpido, livre e calmo. Faz você pensar em uma viagem, em leveza.

Para deixar o cômodo mais iluminado, principalmente se for um cômodo pequeno, você pode considerar usar um azul claro ou um azul celestial.

5. Verde

A cor por excelência associada à vida ao ar livre e à liberdade é o verde. É capaz de dar serenidade e vitalidade ao mesmo tempo e é considerado um símbolo de renascimento. Não é por acaso que está associado à esperança.

6. Cores de tinta para parede interna: rosa!

Um clássico com um estilo antigo, aliás muito utilizado no passado, mas revisitado com outras tonalidades ainda no presente é o rosa.

Comumente associado à esfera feminina pelo seu requinte, ao longo do tempo conseguiu ser amado por todos graças à sua infinita gama de tonalidades. O rosa estimula o lado direito do nosso cérebro ajudando nossa imaginação sempre com sua delicadeza inestimável.

7. Vermelho

O vermelho sempre foi considerado a cor da paixão, é envolvente e energizante, dá força e combatividade. É uma cor arrojada e decidida, difícil de incorporar no estilo da casa, mas com os devidos cuidados cria um distanciamento do ambiente e dá um toque extra aos quartos.

Cômodos multi coloridos ou estampados

Se uma única entre as cores de tinta para parede interna não destaca suficientemente nossa criatividade, podemos considerar a ideia de usar mais de uma:

Efeitos geométricos

Pintando uma ou mais paredes de uma sala com decorações de parede contendo várias cores em um estilo geométrico ou livre. Mas preste atenção a mobília deste ambiente que é preferível em um estilo minimalista para não criar muita confusão e agitação.

Duas cores

Usando duas cores e as combinando em diferentes paredes. Desta forma, o ambiente pode ser claramente dividido usando cores de tinta para parede interna totalmente diferentes ou pode criar continuidade com cores semelhantes, talvez usadas em tons mais claros nas partes mais sombreadas do cômodo e vice-versa.

Uma única cor

Usando uma única cor para todas as paredes, mas deixando de fora os detalhes. Estes, ou sancas, tetos, tetos falsos, colunas decorativas ou estruturais e outros, serão pintados de branco ou outra cor capaz de dar continuidade ou distanciamento à cor principal.

A luz e sua importância fundamental

O metamerismo consiste na percepção cromática de duas cores que parecem iguais quando iluminadas por uma determinada fonte de luz, mas parecem diferentes quando iluminadas por outra fonte.

Cada pigmento parece mudar para o nosso olho em relação à fonte de luz à qual é exposto. Por isso é muito importante avaliar cada fonte de luz presente na sala, desde a luz artificial até a proveniente das janelas sujeitas à exposição do ambiente.

Cores quentes ou frias?

As cores de tinta para parede interna devem ser em tons quentes ou em tons totalmente frios? Obviamente não há uma resposta definitiva para essa pergunta, mas tudo depende da impressão que você deseja dar ao ambiente.

Para ambientes voltados ao convívio, como a sala de jantar ou a cozinha, as cores quentes são as mais indicadas, pois criam um ambiente hospitaleiro e acolhedor.

Para ambientes associados à vida privada, como banheiro e quarto, cores frias mais relaxantes são recomendadas. No entanto, essas não são regras rígidas, mas apenas sugestões básicas que podem ser usadas como diretrizes ou distorcidas ao seu gosto.

O conselho mais importante é ousar e renovar, priorizando sempre o seu gosto e a sua satisfação pessoal.

E então, o que achou das nossas dicas de cores de tinta para parede interna? Gostou? Vai pintar as paredes com qual tonalidade mencionada? Comente abaixo e até a próxima!