A tinta para pintar azulejo pode ser muito útil na renovação de um ambiente. É possível deixar ambientes específicos com uma cara totalmente renovada, como no caso dos banheiros repletos de azulejos – até mesmo dentro do box – ou a cozinha na área da pia, onde os ladrilhos marcam presença.
A escolha pela tinta para pintar azulejo acaba sendo mais útil do que trocar todos os azulejos, como é o mais comum a acontecer. Na realidade, muitas pessoas não fazem nem ideia de que é possível pintar azulejos, com tinta exclusivamente dedicada a este revestimento, escolhendo por diferentes tonalidades que são possíveis.
Pintar azulejos parece uma missão impossível para você? Bem, saiba que não é nada disso. Tudo o que você precisa fazer é escolher a tinta certa para seus azulejos, bancada, chuveiro, ou qualquer outro local.
Aderência, resistência, opções: se os ladrilhos já não te satisfazem, o que você está esperando? Renove-os com tinta para azulejo. Neste guia, trouxemos dicas com informações sobre as tintas e suas características técnicas. Leia com a gente e saiba mais sobre a tinta para pintar azulejo. Vamos lá!
Tinta para azulejo: características técnicas!
A tinta para pintar azulejo tem a grande vantagem de aderir ao revestimento sem necessidade de trocá-lo.
Quer se trate de um pavimento em tijolos específicos ou revestimento de parede, numa cozinha ou banheiro, encontrará facilmente a tinta que se adapta perfeitamente às suas necessidades.
As composições mais comuns são à base de poliuretano, epóxi ou resinas acrílicas:
Características comuns
- Aderência de revestimento;
- Poder de cobertura;
- Lavável;
- Resistência ao impacto.
Características específicas
- Resistência à umidade;
- Resistência de imersão;
- Adequado para contato com alimentos;
- Resistência à abrasão.
Os diferentes tipos de tinta para azulejo
Cada revestimento tem necessidades próprias e cada pintura responde a um ou mais critérios. Uma boa análise de revestimento permitirá que você faça a escolha certa. Portanto, é necessário que conheça mais detalhes sobre os diferentes tipos de tinta para pintar azulejos.
Abaixo, separamos os seis tipos de tinta mais usadas para pintar azulejo, com as características mais claras sobre cada um das possíveis opções. Leia e escolha com base naquilo que está procurando:
1. Piso de ladrilho
A vantagem deste tipo de tinta para pintar azulejo (especificamente ladrilho) reside na sua grande resistência à abrasão, essencial quando o revestimento é submetido a pisadas, sobretudo em ambientes sujeitos a pisadas repetidas.
Resiste muito bem aos produtos de limpeza diária, que naturalmente são necessários, principalmente para a limpeza de locais úmidos, onde geralmente esses tipos de azulejos são mais usados.
2. Tinta para backsplashes e paredes da cozinha
Backsplashes é aquele local entre a pia e o armário aéreo, conhecido no Brasil como “frontão”, onde são instalados mais comumente pequenos ladrilhos coloridos.
Esta tinta para pintar azulejo não é apenas resistente a lavagens, mas também a gorduras e ácidos alimentares (visto que estes estão em constante contato neste local) e, se combinada com uma tinta especial da mesma série, essas qualidades só podem melhorar.
3. Tinta para paredes de azulejos em cômodos úmidos
Além de resistir à lavagem, a tinta para pintar azulejo de locais úmidos resiste, como o próprio nome indica, à umidade. Na verdade, não teme a condensação por gotejamento e ajuda a prevenir o aparecimento de mofo.
4. Tinta para paredes do box do chuveiro
Se você tem pelo menos uma vaga ideia do trabalho meticuloso necessário para revestir um box de chuveiro para torná-lo perfeitamente à prova d’água, concordará que é melhor repintar os ladrilhos existentes do que refazer tudo.
De fato, esta tinta para pintar azulejo resiste muito bem à imersão e à umidade constante. Se o seu desejo é repintar a área do box do chuveiro, então você absolutamente deve escolher esta tinta específica.
5. Tinta de bancada de azulejo
Esta tinta é a mais resistente a impactos. Normalmente, esta é a mesma tinta do que a usada na área de backsplashes, mas você deve aplicar um verniz protetor sobre ela para máxima eficácia. Resiste muito bem à lavagem e aos produtos de limpeza doméstica.
6. Tinta acrílica: a alternativa para repintar uma superfície de azulejo
Os benefícios das tintas para azulejo já foram amplamente demonstrados e, embora a escolha seja crescente, a variedade de cores ainda é limitada.
Caso não encontre a cor na gama proposta, e apenas com a condição de os ladrilhos não serem submetidos a grandes solicitações, pode optar por qualquer tipo de tinta acrílica, aplicando antes de cada etapa da pintura um primer de aderência específico para ladrilhos.
Este foi o nosso guia com dicas para a escolha correta da sua tinta para pintar azulejo. Como vimos, são muitas opções disponíveis com base no tipo de pintura que será realizada. Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que o responderemos. Até a próxima!