Cores de tinta para o quarto: 4 combinações de tons!

As cores de tinta para o quarto possuem uma variedade muito grande. Devido a isso, é de suma importância que haja competência na hora da escolha, visto que um leve deslize pode causar um completo desconforto visual no espaço de descanso, o quarto.

Pensando nisso, preparamos essa matéria com base na ideia de combinação de tons. Hoje, vamos trazer dicas de cores de tinta para o quarto, mas combinando sempre pares de cores, para que possa criar um efeito visual incrível em seu quarto. Leia com a gente, vamos lá!

Cores de tinta para o quarto: 6 conselhos preliminares!

Cores de tinta para o quarto
Cores de tinta para o quarto. | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/quarto-guarda-lou%c3%a7a-cama-sof%c3%a1-1872196/.

Alguns conselhos preliminares que sempre funcionam para pintar e escolher as cores de tinta para o quarto são os seguintes:

  1. Se pretende um quarto “quente” não pense apenas nas cores, mas também, e, sobretudo, nas texturas. Tecidos, veios, texturas, papéis e decorações são elementos que contribuem para criar um quarto rico e, portanto, elegante;
  2. Madeiras laqueadas devem ser intercaladas com madeiras nervuradas ou alguma textura para enriquecer a percepção do ambiente. Aliás, tudo laqueado poderia trazer um efeito de “quarto de hospital”;
  3. Tudo “branco” parece ótimo nas revistas, mas é difícil de administrar, principalmente em relação a limpeza;
  4. Tudo “preto” é possível apenas se você tiver muita luz, com recomendação de uso de janelas grandes no cômodo em questão;
  5. Se você escolher papel de parede, procure um padrão suave;
  6. Evite o monocromático.

4 combinações de pares de cores de tinta para o quarto

1. A escala de pardos (pastéis) combinados com brancos

São paletas muito suaves e atemporais, que evocam um ambiente elegante e fora de moda. Não é por acaso que é uma combinação frequente nos hotéis mais chiques, mesmo os de 5 estrelas.

Obviamente, os brancos (marfim, creme, etc.) são as cores predominantes, enquanto os marrons são usados para tecidos, cortinas, madeiras com veios visíveis e importantes acessórios do cômodo.

A escolha de texturas e materiais deve ser criteriosa. Em suma, um “look” com resultado evergreen que nunca tem picos de tons incontroláveis ou muito claros, para confirmar a elegância e o requinte do design.

2. Madeiras com cor de pedra

A madeira sempre foi um material top de linha e de venda, atrativo e próximo das nossas necessidades visuais e táteis mais primitivas. Combinado com a pedra, cria uma composição que nos remete ancestralmente aos ambientes com energia primordial. Essa combinação nunca sai de moda.

Combinar as cores de tinta para o quarto com esses dois materiais é muito simples porque é um estilo próximo da decoração simplista: formas simples, linhas limpas e um toque de suavidade com cortinas e tecidos de linho e algodão.

Se a pedra estiver exposta, será melhor. Quando a casa é histórica ou tem um ar rústico, é melhor parar um pouco e refletir para não desvirtuar as características da arquitetura que a abriga.

3. Branco junto com preto

Preto e branco é uma combinação sempre presente. A dificuldade é “lê-lo” e aplicá-lo corretamente. As possibilidades de interpretação são muitas, mas a mais efetiva diz respeito ao preto e branco total, sem interferência de outras cores de tinta para o quarto.

Como você bem pode imaginar, porém, é uma atitude de estilo que facilmente leva a erros: basta um acessório ou tecido fora de tom para frustrar todo o layout do cômodo.

Quando você pensa em combinar cores de tinta para o quarto com branco e preto, ou apenas com preto, é preciso verificar dois elementos importantes: a configuração do espaço, que deve ter bastante ar e luz, e então se certificar de que alguma parede também esteja preto para completar o design.

4. Use tons de cinza, mas não abuse

O cinza também é uma cor frequentemente usada para quartos elegantes. No entanto, o cinza é uma cor que tende a esfriar e a tornar o espaço “plástico”. Use-o apenas se tiver um piso de madeira que dê calor ou misturado com uma cor de terra mais quente.

Crie uma combinação que vá além do monocromático, para evitar que o ambiente fique pesado logo de cara.

Bônus: Combine um papel de parede

O papel de parede também pode ajudar a completar o quarto. Procure desenhos de tom sobre tom para não desmaterializar as nuances do ambiente. Se, por outro lado, você quiser ousar nas cores, certifique-se de que todo o resto seja monocromático.

Recomendamos não exagerar nas cores vivas porque um quarto com muita energia cromática atrapalha o descanso.

Recomendação final

Tenha o cuidado de escolher as referências certas na internet para usar no seu quarto, porque muitas vezes dizem respeito a cômodos muito grandes ou com detalhes (portas, janelas, luzes, etc.) que não são exatamente iguais aos seus.

Em caso de dúvida, primeiro procure referências e, em seguida, crie uma composição com recortes de jornais. Nossos quartos falam. O quarto é a divisão mais íntima da casa, aquela que “só nós usamos” ou só os familiares.

Quando os quartos começam a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, significa que a obra não foi feita como uma “obra de arte”, no sentido de estar muito próxima das modas do momento ou porque não surge um verdadeiro estilo.

As cores do quarto são importantes porque definem o clima. Os quartos diminuíram muito de tamanho, por isso as cores devem ser definidas com cuidado antes de comprar guarda-roupas, camas, cobertores e acessórios e misturá-los da melhor maneira possível.

Este foi o nosso guia de cores de tinta para o quarto. Esperamos ter ajudado você em sua escolha com base nas nossas dicas com 4 pares de tons que combinam muito quando bem utilizado, além de claro, o uso de papéis de parede. Se ainda tem dúvidas, comente abaixo que responderemos. Até a próxima!