Tinta resistente a calor: 3 tipos e 4 usos diferentes!

A tinta resistente a calor pode ser utilizada de inúmeras formas diferentes, visto que seu principal objetivo é pintar algum local com alta temperatura, e, ainda sim, garantir qualidade na pintura e que a tinta seja duradoura, por mais que a ação de agentes externos e internos lutem para marcá-la.

Esse tipo de tinta não se resume ao uso apenas doméstico, visto que são muitas as situações de locais, ferramentas, veículos e outros exemplos que possuem alta temperatura e podem ser pintados, seja por proteção do material ou com finalidade puramente estética – como a pintura interna de churrasqueiras, por exemplo.

Para envernizar um revestimento sujeito a altas temperaturas, é necessário escolher uma tinta resistente ao calor, adequada para temperaturas altas ou muito mais altas do que o comum. Fornecida em lata comum ou lata de spray, o grau de resistência ao calor e o uso são os critérios de seleção.

Neste guia, separamos informações completas sobre suas propriedades técnicas, além de exemplos onde podem ser usadas e diferentes tipos que você pode achar no mercado, a grande maioria variando de acordo com a temperatura máxima a qual é recomendada. Leia com a gente e saiba mais sobre a tinta resistente a calor. Vamos lá!

Propriedades técnicas de tintas resistentes ao calor

Uma tinta resistente ao calor deve ser capaz de suportar altas temperaturas, senão temperaturas muito altas (fora do comum, muito mais do que possamos imaginar). Deve ser forte o suficiente para não se desprender, enrugar ou até queimar: neste último caso, liberaria fumaça tóxica – principalmente se esta for à base de óleo.

Dependendo da categoria, as tintas resistentes ao calor podem suportar temperaturas da ordem de 200°C, 400°C ou 800°C, sendo que algumas podem até chegar a 1200°C. A maioria dessas tintas adere a uma variedade de revestimentos.

Tipos de tintas de alta temperatura

Tinta resistente a calor
Tinta resistente a calor | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/lareira-inc%c3%aandio-chama-aquecer-5103159/

Nem todas as tintas resistem às mesmas temperaturas e possuem especificidades próprias. Como mencionado acima, um dos principais critérios é a temperatura máxima que a tinta resistente a calor consegue suportar.

Abaixo, separamos uma pequena lista dando exemplos de onde cada tipo de tinta resistente a calor pode ser usada. Confira:

Tinta para radiadores

A tinta resistente a calor para radiadores é projetada para radiadores de ferro fundido e aquecedores de convecção, com resistência máxima à temperatura de 120°C. De cor branca, esta tinta pode ser tingida com um corante de tinta de acordo com as recomendações do fabricante.

Tome cuidado na hora de escolher o corante e na hora da mistura, pois um simples erro pode acabar danificando a composição da tinta resistente a calor.

Tinta para churrasqueira

Ideal para pintar a parte interna (mas também externa) de churrasqueiras, também pode ser aplicada em lareiras. Essa tinta resistente a calor suporta temperaturas muito elevadas, até 650°C. Aplica-se em várias demãos que secam rapidamente, também protege contra a ferrugem e resiste às intempéries.

Tinta para lareiras e pastilhas

Com as mesmas características da tinta resistente a calor destinada para churrasqueiras, a tinta para lareiras e pastilhas é utilizada para renovar esses elementos. De cor preta ou cinzenta, tem uma resistência térmica muito elevada e se aplica facilmente em várias demãos.

Uso de tinta resistente ao calor

A maioria das tintas resistentes ao calor estão disponíveis em latas de spray, pequenas, práticas e úteis para cobrir todos os cantos. Também estão disponíveis em latas0, formato ideal para superfícies planas e pequenas. Quanto aos usos, aqui estão os mais comuns:

Tinta resistente ao calor para aparelhos de aquecimento

Para pintar painéis de revestimento de chaminés, lareiras, radiadores em ferro fundido, aço ou alumínio, churrasqueiras, enfim, até mesmo motores esportivos são pintados com esse tipo de tinta resistente a calor.

Tinta resistente a calor para carros

Pode ser aplicado em motores (como mencionado anteriormente), escapamentos, silenciadores, blocos de motores ou componentes mecânicos sujeitos ao calor.

As tintas térmicas são muito populares entre os entusiastas do tuning (passatempo que consiste em alterar as características originais de um carro, deixando-o mais potente e com aspectos visuais e físicos mais esportivos).

Tinta de alta temperatura para aparelhos de cozinha

Essa tinta resistente a calor serve para reformar fornos, churrasqueiras elétricas, de ferro fundido, a gás ou de fogão. Não aplique em superfícies em contato com alimentos, pois caso seja mal aplicada, a alta temperatura pode acabar liberando componentes tóxicos.

Tinta de alta temperatura para materiais de construção

Pode ser usada sobre diversos revestimentos sujeitos a altas temperaturas emitidas por aparelhos de aquecimento, como, por exemplo, uma parede atrás de um fogão a lenha.

Em qualquer caso, é obrigatório se certificar de que a tinta termorresistente está perfeitamente adaptada ao revestimento e às temperaturas que emite, pelo que é importante ler com muita atenção a ficha do produto e as instruções.

Este foi o nosso guia completo com dicas sobre características, tipos e locais onde a tinta resistente a calor pode ser aplicada. Esperamos tê-lo ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!