Cores de tinta para cozinha: 4 ideias de tonalidades!

As cores de tinta para cozinha podem ser diversas. Trata-se de um dos cômodos mais importantes da casa, e, por isso, deve refletir não somente o design de momento, mas também a personalidade da pessoa que é dona da casa ou apartamento.

É na cozinha onde saem as principais jantas e almoços em família, então, nada melhor do que dar a devida atenção a este espaço tão importante da nossa casa. Leia com a gente e saiba escolher as cores de tinta para cozinha, vamos lá!

Algumas regras básicas para pintar a cozinha

Antes de começar a analisar alguns casos específicos, vamos definir algumas regras básicas. Para ambientes pequenos será preferível escolher cores claras, antes de tudo o branco. Desta forma o ambiente fica mais amplo e iluminado.

As cores de tinta para cozinha que são escuras, por outro lado, ajudam a diminuir o espaço, por isso é melhor escolhê-las se tivermos uma cozinha de tamanho generoso e com muitos pontos de luz.

Quem tem um cômodo com teto baixo pode usar um truque simples para deixá-lo visualmente maior: pinte as paredes de uma cor escura e o teto de branco. O resultado vai deixar você sem palavras.

Por outro lado, se tivermos tetos altos, podemos pintar o teto com uma tonalidade escura para torná-lo opticamente mais baixo.

Cores de tinta para cozinha: 4 ideias para colorir o cômodo!

Cores de tinta para cozinha
Cores de tinta para cozinha. | Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cozinha-design-de-interiores-quarto-1940174/.

1. Cores de tinta para cozinha: tons clássicos!

Quando falamos de cozinhas clássicas normalmente nos referimos a uma composição de canto, que portanto ocupa duas paredes adjacentes. As cores da cozinha são geralmente as de madeira ou branco ou creme.

A escolha das cores para as paredes deve recair em tons suaves, por isso é melhor escolher cores quentes e acolhedoras, como bege, cinza pomba ou tons de cinza quentes. Além desses tons que lembram a terra, você também pode escolher cores de tinta para cozinha em linha pastel para pintar as paredes, como pêssego, sálvia ou azul pó.

São cores relaxantes que dão um toque a mais na cozinha, aproximando-a do mundo shabby chic ou country. É bom acertar na hora de escolher a tinta para a cozinha, para não fazer uma escolha arriscada que nos fará arrepender no longo prazo.

2. Cores de tinta para cozinha: tons rústicos!

Se amamos o estilo rústico é porque amamos um estilo caloroso e acolhedor. Normalmente a cozinha rústica já tem uma boa personalidade inicial, mas podemos apimentá-la ainda mais escolhendo cores vivas para as paredes da cozinha, como vermelho ou amarelo.

Neste caso, porém, aconselhamos pintar apenas uma parede da cozinha com esta cor e passar o branco nas demais.

Outra boa ideia é escolher uma cor mais suave, como um amarelo claro ou rosa e ir brincando com algumas decorações, que podem ser florais ou simplesmente uma linha branca ou colorida ao redor. Avalie bem a cor da cozinha porque ela pode variar muito de acordo com a essência escolhida.

De qualquer forma, não subestime o branco, ideal se a sua cozinha já tiver uma personalidade forte. Outra ideia bacana é revestir uma parede com tijolos vermelhos.

3. Cores modernas

As cozinhas modernas são as que permitem experimentar mais. Como o estilo da cozinha é simples e linear, você pode se deliciar com as cores das paredes.

Podemos escolher as cores amarelas das paredes da cozinha em vez de uma cor verde. No entanto, o importante é que a cor das paredes se adapte bem à cor da cozinha e à cor dos pisos, para não correr o risco de obter um efeito misturado demais.

As paredes para cozinhas modernas também se prestam a escolhas mais ousadas, por isso podemos escolher um determinado papel de parede, por exemplo, com desenhos geométricos. As cores de tinta para cozinha em paredes modernas mais populares no momento são cinza pérola, coral e rosa pó.

Dependendo da cor escolhida, um caráter muito específico é dado à cozinha. Se você escolher tons de azul, dará ao cômodo uma atmosfera relaxante e pacífica. É ideal combiná-lo com móveis de cozinha claros, talvez em branco.

Para quem adora um ambiente mais elegante, podem ser escolhidos tons de cinza. Assim, cria-se um ambiente com tons neutros que podem ser facilmente animados por acessórios coloridos, como quadros ou enfeites.

4. Cores de tinta para cozinha: branco!

Como pintar a cozinha de branco? Para os amantes do branco, a solução ideal é o branco total. O que é melhor e mais brilhante do que um ambiente completamente branco?

Na realidade, a cozinha branca é a que deixa mais liberdade de escolha nas combinações, e por isso permite experimentar muito nas cores das paredes da cozinha. Podemos, portanto, escolher cores vivas, como o vermelho que dá energia e vigor ao ambiente, e por isso não é adequado para todos.

O vermelho é uma cor que estimula o sistema nervoso central, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Escolher paredes vermelhas aumenta a autoestima e a autoconfiança, assim como a energia.

O mesmo vale para o amarelo, também uma cor viva que estimula o otimismo e combate a depressão. Também é estimulante para atividades intelectuais.

A cozinha branca é ideal para quem gosta de cores, pois pode se deliciar com combinações de cores inusitadas. Se você realmente não abre mão de nenhuma cor, pode optar por uma escolha ousada: escolha um papel de parede bem colorido ou ladrilhos de cimento. O resultado é maximizar a brancura da cozinha.

Este foi o nosso guia sobre as cores de tinta para cozinha. Esperamos ter ajudado você com nossas dicas. Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo que lhe responderemos. Até a próxima!